Quando uma criança decide com quem fica?

Feita por >Liliane sousa>. 4 out 2013

Gostaria de saber com quantos anos uma criança pode decidir com quem quer ficar?

A melhor resposta

Cara Liliane,

Como a legislação não estabelece uma idade mínima para ser ouvida ou que sua opinião seja levada em consideração, a prática é que acaba definindo.

Habitualmente, os juízes levam em consideração a opinião das crianças e adolescentes, mas com ressalvas, pois também não é incomum que estas sejam influenciadas pelo genitor que detém sua guarda no momento em que são ouvidas, tudo sempre de acordo com estudo psicossocial que a Vara de Família determina realizar.

Neudi Fernandes - Advogado
Curitiba - Paraná

Fernandes Sociedade De Advogados Advogado em Curitiba

1430 respostas

Segundo estatuto da criança e adolescente artigo 12 criança ate completar 12 anos
e adolescente 12 anos a 18 anos
em disputa de guarda
juiz ouve a criança e decide a lide
ja adolescente vale a vontatde do mesmo

Anônimo-407073 Advogado em São Paulo

1 resposta

Esse assunto é muito recorrente, confunde muitas pessoas e provoca muitas dúvidas e angústias para os pais.

Em uma rápida abordagem, podemos dizer que o regime de guarda de um filho deve ser estabelecido em função do seu real INTERESSE, que significa um ambiente adequado para atender suas necessidades para crescer e se desenvolver saudável, física e emocionalmente. O garantidor desses interesses é o juiz, que avalia cada caso antes de homologar um acordo ou emitir uma sentença de guarda.

Para auxiliá-lo nesse julgamento, também a criança é observada e avaliada por profissionais capacitados, que enviam ao juiz suas conclusões, para que ele conheça bem a situação e possa melhor decidir. Mas já ao completar 12 anos, a criança passa a adolescente, segundo definição do ECA, ganhando voz em várias ações, devido ao seu desenvolvimento psicossocial.

O judiciário adota esse mesmo critério, admitindo que o filho maior de 12 anos seja ouvido nos processos de guarda. Assim, além de outros fatos, o juiz conhece diretamente também o olhar do principal interessado. Apesar de muito importante, a opção que o filho manifeste nem sempre é isenta de pressões, sendo somada aos outros fatores vistos pelo juiz.

Efetivamente, pode-se dizer que nunca é o filho quem "escolhe" com quem vai ficar. O juiz irá sempre priorizar o interesse da criança e do adolescente, mesmo se isso contrariar a vontade por ela manifestada.

Júlio César Vidor Sociedade Individual de Advocacia Advogado em Santa Maria

52 respostas

Boa noite Liliane. Caso necessite de uma advogada especialista no assunto, pode entrar em contato comigo. Será um prazer te ajudar! Estou à disposição. Obrigada.

Advogada Débora Cuoco Advogado em Brasília

74 respostas

Sr.ª Liliana,

Varia muito do caso. Mas já vi decisões que o juiz considerou a vontade de uma criança de 12 anos de idade.

Att,

Daniel Machado

Daniel Machado Advocacia Advogado em Rio das Ostras

1 resposta

Boa tarde Liliane! Como já dito por alguns colegas, em regra, a partir dos 12 anos de idade, a criança já é ouvida em relação à guarda, porém, a "escolha" dela por si só, NÃO é determinantes para a determinação da guarda. É muito comum as crianças se sentirem pressionadas por quem já possuem sua guarda, ou se sintam como se estivessem traindo um dos pais. Então, a melhor forma de se resolver tal questão, sempre é uma tentativa de acordo entre os pais, os quais devem sempre buscar o melhor para a criança, sem levar em consideração nenhum tipo de desavença pessoal (picuinha) ou, caso não consigam, que o depoimento da criança, seja feita acompanhado de profissionais especializados, e não apenas por operadores do direito.
Espero ter ajudado.
Atenciosamente, Leonardo Sardinha.

Andrade, Sardinha e Almeida Advogados Associados Advogado em Goiânia

9 respostas

Não existe na legislação idade estipulada, porem em via de regra a a partir dos 12 anos, porem crianças com idades menores também serão ouvidas.

RC Assessoria Jurídica Advogado em São Paulo

19 respostas

Prezada,

A partir dos 12 anos, quando se torna adolescente, a criança tem o direito de escolher com qual dos pais quer ficar. Mas, também a partir dos 8 anos, a criança já é ouvida e a opinião dela é levada em consideração no momento da concessão da guarda.

Atenciosamente

Fernandes Sociedade De Advogados Advogado em Curitiba

1430 respostas

Não há uma idade mínima prevista na legislação. No entanto, tem-se adotado a idade de 12 anos para a criança optar com qual dos genitores deseja permanecer.
Mas além da idade, deve-se observar também outras situações, como as condições dos pais.

Ezequiel Faggion Advogado em Carazinho

123 respostas

22 anos, porque é mais fácil.

Aos 12 anos. Como toda regra tem sua exceção, deve verificar a afetividade da criança com os pais (antes e depois do pedido de guarda)... Ou alienação parental.

Bom dia Lidiane!
A partir dos 12 anos, quando se torna adolescente, a criança tem o direito de escolher com qual dos pais quer ficar. Mas, também a partir dos 8 anos, a criança já é ouvida e a opinião dela é levada em consideração no momento da concessão da guarda. Porém, é preciso provar também que um dos pais não possui condições financeiras ou psicológicas para cuidar da criança.
Espero ter sanado a sua dúvida.

FADC Advogados & Consultores Associados Advogado em Brasília

13 respostas

Prezada Liliane,
a Lei não estipula uma idade mínima, porém tem se adotado a idade de 12 anos, quando passa a ser considerada adolescente.
Mas antes mesmo dessa idade a criança já pode optar com qual dos genitores deseja residir.

Cassavia Advocacia Advogado em São Paulo