Melhor opção de Regime Tributário para 2021: Lucro Real
Entenda o motivo que o regime tributário do Lucro Real é o mais indicado para o ano de 2021! Saiba mais!
É evidente que o planejamento tributário é importantíssimo para uma empresa.
O que é planejamento tributário? Planejamento tributário reside em uma estruturação econômica, financeira e administrativa da empresa, que dependem de uma análise contábil, financeira, administrativa e jurídica.
Para um bom planejamento tributário é sempre importante focar e alinhar com contador, administradores e jurídico, para que sejam dados passos coesos para uma boa interação e sucesso.
O planejamento tributário visa desde a escolha do regime mais adequado à empresa, até na redução de custos e forma de gerar receitas à sociedade empresária.
Há 3 (três) tipos de planejamento tributário: operacional, estratégico e tático.
O operacional ocorre por procedimentos legais, com cumprimento de obrigações fiscais, com observância da escrituração e pagamento de tributos nos prazos, com redução de tributos com suas antecipações. São elaborados para prazos de 3 (três) a 6 (seis) meses.
O estratégico visa benefícios a longo prazo à empresa. São elaborados para prazos de 5 (cinco) a 10 (dez) anos. Define-se o regime tributário e plano de aplicação das metas e objetivos.
O tático é realizado no prazo de 1 (um) a 3 (três) anos. É direcionado às áreas e departamentos da empresa, com foco nas decisões e projeções.
Para um bom planejamento tributário é necessário o levantamento de dados sobre a organização, previsão de faturamento, previsão de despesas operacionais, margem de lucro, despesas com pessoal e simulação de cenários. É sempre bom contar com a colaboração de um contador, administrador e advogado, pois a harmonia entre os departamentos é que irá definir um bom planejamento tributário e o sucesso da empresa.
Ano de 2021 se inicia e as empresas precisam optar pelo regime tributário: já pensou qual regime adotar nesse ano?
O Ano de 2020 foi de muitos prejuízos e perdas em muitos setores e o regime mais indicado para esse ano é o do Lucro Real? Por qual motivo?
O Lucro Real representa a realidade da empresa, onde se permite apurações de receitas, despesas, custos, servindo a base de cálculo para apuração do Imposto de Renda Pessoa Jurídica e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido.
Além do mais, nesse regime, depreciações, amortizações, juros, dentre outros são considerados para diminuição das incidências de tributos, sem contar que nesse regime são aproveitados créditos de PIS e COFINS.
Outro ponto, refere-se quanto a tão falada reforma tributária, que deverá tornar o Lucro Real um melhor regime para as empresas.
Portanto, nesse período de análise e planejamento empresarial para o ano de 2021, considere e avalie o regime em questão.
Planejar é sempre o melhor caminho, ainda mais em períodos de instabilidade constante e incertezas. Ter sua empresa e finanças asseguradas é certeza de não vacilar no caminho.