Modalidades de contratos de trabalho para sua empresa
Os funcionários são a chave para as operações comerciais e a integridade organizacional. Nesse caso, a empresa deve conhecer os tipos de contratos de trabalho vigentes no Brasil...
Os funcionários são a chave para as operações comerciais e a integridade organizacional. Nesse caso, a empresa deve conhecer os tipos de contratos de trabalho vigentes no Brasil.
Toda empresa, principalmente a área de recursos humanos, deve estar atenta ao processo de contratação e manutenção de contratos de seus funcionários, o que é muito importante. Nesse sentido, pode-se garantir o desempenho profissional de um número suficiente de colaboradores totalmente capacitados para atender às necessidades da empresa. Esse conhecimento potencializa o papel estratégico dos recursos humanos, sendo necessário considerar a duração e o custo do contrato para definir o tipo de contrato mais adequado para a empresa. Dessa forma, contribui diretamente para o planejamento global da organização, incluindo a dinâmica de produção dos negócios e redução dos custos de mão de obra. Separamos nesse artigo os 5 tipos de contrato de trabalho essenciais para sua empresa. Confira agora mesmo!
Contrato de trabalho home office
A revolução tecnológica as necessidades da sociedade ou até mesmo a imposição da grande pandemia do coronavírus trouxeram novos padrões de trabalho na era digital, como a possibilidade de os funcionários trabalharem em um escritório online e realizarem atividades corporativas em casa. Nesse caso, existem as mesmas regras jurídicas do contrato de trabalho indeterminado, embora seja necessário haver observações sobre essa modalidade de contratação na carteira de trabalho do profissional, além de determinadas outras exigências, que um bom advogado especialista na área poderá orientar adequadamente.
Contrato de trabalho intermitente
De acordo com a "Lei da Reforma Trabalhista", nos contratos de trabalho intermitentes, os serviços do contratado são prestados de forma alternada. Os intervalos são calculados em unidades de meses, semanas, dias ou horas. Pagamentos e outros valores de compensação são calculados sob esse intervalo, como férias e décimo terceiro. Por meio desse formato, quando não estiver trabalhando em uma empresa com a qual tenha vínculo trabalhista, o profissional pode se apresentar a outras empresas seguindo o mesmo modelo de contrato.
Contrato de trabalho terceirizado
A característica desse formato de contrato é que o profissional não possui vínculo empregatício com a empresa prestadora do serviço, estando legalmente vinculado a outra empresa que fornece a mão de obra responsável por ele. Portanto, as obrigações legais e a autorização da atividade são de responsabilidade da organização que fornece o serviço, não do mutuário.
Contrato de trabalho estagiário
O contrato de estágio não constitui uma relação de trabalho, mas é uma oportunidade de aprendizagem proporcionada pela empresa aos alunos que necessitem cumprir este requisito. Portanto, o estagiário não recebe verba rescisória, décimo terceiro, férias, aviso prévio e depósito do FGTS, mas tem direito ao seguro de acidentes pessoais e auxílio financeiro mensal (caso seja estágio remunerado).
Contrato de trabalho trainee
O contrato de trabalho trainee é específico para recém-licenciados com idades compreendidas entre os 21 e 30 anos. De acordo com a legislação trabalhista, o período normal de trabalho varia de 6 meses a 4 anos, o que constitui uma relação de trabalho. No entanto, cabe à empresa determinar se a duração do contrato é certa ou incerta. Ao compreender os tipos de contratos, as empresas podem organizar suas vagas e alocá-las de acordo com necessidades específicas.