Por que sua empresa precisa ter um advogado?
As empresas têm despertado para a importância de ter um profissional da advocacia dedicado no trabalho. Ele oferece suporte em inúmeras frentes do negócio...
As empresas têm despertado para a importância de ter um profissional da advocacia dedicado no trabalho. Ele oferece suporte em inúmeras frentes do negócio. Se você considera ter assessoria de um profissional do Direito, mas ainda tem dúvidas, conheça algumas razões para ter um advogado em sua empresa.
Auxílio tributário
Como empresário, você sabe a dificuldade de lidar com as regras tributárias do Brasil. A complexidade começa logo na escolha do regime, se Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real. Contudo, se você tem o auxílio de um advogado tributarista, todo esse trabalho se torna mais simples. Ele pode oferecer auxílio para a contabilidade, propondo maneiras de quitar impostos e obrigações fiscais. Além disso, o advogado ainda vai intermediar a relação com órgãos públicos em casos de processos movidos contra sua empresa.
Leis trabalhistas
A legislação trabalhista brasileira pode ser ardilosa para o empresário. Existem inúmeras leis e obrigações para oferecer condições de trabalho justo para os funcionários, o que é plenamente aceitável. Contudo, para assegurar que não exista nenhum mal entendido, é fundamental ter sempre um especialista ao seu lado. O advogado pode oferecer assessoria e ajudar nos processos de contratação e rescisão com os trabalhadores. Ele irá ajudar a sua empresa a não ter problemas na justiça, evitando que você, sem saber, infrinja um direito do trabalhador. E, caso aconteça, o advogado irá comparecer nas audiências de conciliação.
Contratos
Quem trabalha com gestão, sabe a falta de um profissional para avaliar contratos com parceiros, fornecedores e clientes. Ele irá evitar que possíveis problemas futuros sejam evitados, garantindo que ambas as partes tenham um contrato mais justo. Não existe um profissional mais indicado para isso do que um advogado, como você sabe. Com a análise minuciosa desse profissional, você não tem o risco de assinar contratos justos, mas com cláusulas injustas, um problema bastante comum.
Negociações
Além da análise de contratos, um advogado pode oferecer suporte para a negociação em si. Ele terá mais tempo para analisar propostas e acordos por parte de parceiros, clientes e até mesmo sindicatos. Com isso você tem um auxílio vantajoso que permite tomar decisões mais acertadas.
Análise de risco
Um advogado irá garantir toda a assessoria jurídica necessária para lhe auxiliar em situações que envolvam alto risco. Ele pode determinar o risco que vale a pena assumir com base nos números do seu negócio. Além disso, o advogado pode mapear problemas possivelmente originados de processos judiciais. Afinal, é fácil ter problemas trabalhistas, tributários ou até mesmo com o consumidor. Por meio de um estudo prévio, o advogado consegue oferecer uma estratégia para evitar todos os possíveis problemas nesse sentido. Um advogado também pode prever possíveis problemas que sua empresa enfrentará com base nas características do seu negócio. Ele pode identificar possíveis riscos ao analisar de perto a rotina do seu negócio. O advogado aqui trabalha como um profissional com análises preditivas, o que é fundamental dependendo do setor em que você está. Um advogado é sempre a garantia de que sua empresa sabe por onde pisa no grande emaranhado legal que é o Brasil!