Meu filho tem 3 anos e o pai paga a pensão há 1 ano, 15% do valor do salário do pai descontado em folha, pois ele tem mais 2 filhos com outras mulheres, dando um total de R$ 150/mês.
Acontece que meu filho estuda em colégio particular e os gastos vão muito além desse valor e nas despesas dos outros dois filhos ele arca com a metade de todas as despesas, mesmo sem pagar pensão, e do meu filho não. Não temos uma boa convivência, então só posso correr atrás pela justiça. Como posso proceder?
Resposta enviada
Em breve, comprovaremos a sua resposta para publicá-la posteriormente
Algo falhou
Por favor, tente outra vez mais tarde.
A melhor resposta
Esta resposta foi útil a 1413 pessoas
Prezada Ana, bom dia. Você pode entrar com pedido de revisão de pensão alimentícia, para isso é importante que procure um advogado de sua confiança para instruí-la melhor. Vale ressaltar que essa resposta é genérica, pois só analisando a fundo o caso poderíamos dizer se de fato seria fácil conseguir, pois no caso da revisão além de ter havido a mudança na necessidade de quem pede que no caso é seu filho, também tem que haver a mudança na possibilidade de quem paga, que no caso é o pai da criança. Ao final do processo, o juiz pode verificar que o pai não tem condições de majorar o valor da pensão sem prejuízo de seu próprio sustento e de sua família. Por isso a necessidade de um advogado para analisar melhor o caso, mas isso não quer dizer que não vale a pena demandar na justiça entende? É só para que a senhora fique ciente da possibilidade de perda do pleito.
Prezada
Junte todos os comprovantes de gastos do seu filho e abra uma revisão de alimentos.
Você pode procurar um advogado ou a defensoria (mas a defensoria demora mais e você não terá uma assistência individualizada como um advogado particular).
Agora não será um processo fácil, tendo em vista que o genitor tem outros filhos... talvez fosse interessante fazer prova de como ele ajuda os outros filhos, mas isso só analisando o caso.
Mais informações, me contate.
Olá, Ana!
Pelas informações constantes no seu questionamento, deduzo que haja uma decisão judicial que fixou o valor dos alimentos para desconto em folha de pagamento do pai de seu filho. Nesse caso, o único modo de alterar o valor dos alimentos é por meio de uma ação judicial denominada revisional de alimentos. É imprescindível que você contrate um advogado para representá-la.
Cordialmente,
David Marlon Advocacia
David Marlon da Silva
OAB/PR 55.316
Para solicitar o aumento do pagamento da pensão alimentícia de seu filho, devemos levar em consideração o binônimo necessidade/possibilidade, salientando que o valor máximo de pensão a ser pago não pode ultrapassar o percentual de 30% dos rendimentos líquidos do responsável. Dessa forma, deve-se reunir documentação necessária e apta para embasar tal requerimento, posto que pela narrativa realizada, tudo indica que o pai já realiza o pagamento no valor máximo de sua possibilidade.