Meu pai faleceu tem 2 meses já ,consigo dar início ao inventário agora ,sem nenhum problema ?? Sendo assim ,o atestado dele está como que ele não deixou bens ,mas os bens que ele deixou estao todos no nome dele ,o que fazer ? Me ajudem ,e posso dar início ao inventário em cartório? Essas coisas demoram ?
Resposta enviada
Em breve, comprovaremos a sua resposta para publicá-la posteriormente
Algo falhou
Por favor, tente outra vez mais tarde.
A melhor resposta
Esta resposta foi útil a 1 pessoas
Boa Tarde, no caso o início do processo de inventário deveria ocorrer antes, tem-se um prazo para dar início ao mesmo, mas nada impede de ser feito posteriormente. Mesmo que a certidão conste como não tendo bens, isso não impede que ele possa ser feito judicial ou em cartório.
Por fim, para que seja realizado em cartório, você precisará de advogado ou advogada, nesse caso é pouco provável que a defensoria pública venha a intervir, além de que e tempo de duração é muito menor que pela via judicial, mas no caso do cartório todos os herdeiros devem estar de acordo.
Além disso, deve-se elencar todos os bens existentes, e após certamente todos os tramites, certamente os mesmos poderão ou serão vendidos e cada herdeiro receberá sua quota-parte que lhe é de direito.
Você pode dar início imediatamente ao Inventário. Se todos os herdeiros forem maiores e for de comum acordo ele pode ser feito extrajudicialmente o que seria mais rápido.