Direitos e deveres dos herdeiros
Senhores, sou membro de uma família de 17 filhos. Com o falecimento de meu pai, foi deixado como herança 3 imóveis em BH e nestes terrenos foram construídas algumas casas onde moram alguns membros da família. Acontece que quando meu pai estava doente, todo ano a gente dividia o valor do IPTU entre a gente, pois meu pai não tinha condições de pagar. Porém, após o seu falecimento, minha mãe e os outros irmãos que moram nos referidos imóveis continuam cobrando da gente, inclusive dos que não usufruem, as referidas parcelas de IPTU.
Como todo ano existe um certo atrito entre nós sobre se é justo ou não este pagamento por parte de quem não mora nos imóveis e, principalmente para evitar um possível desentendimento ou mágoa entre a gente, gostaria que me esclarecessem se esta situação é justa e o que pode ser feito para deixar claro os direitos e deveres de cada herdeiro.
Nós já fizemos o inventário e o formal de partilha já está registrado há alguns anos. Porém, até mesmo o IPTU ainda vem em nome do meu pai e não sabemos como alterar isso também.
Antecipadamente agradeço.