Discriminação Religiosa no Trabalho

Feita por >Talita Fernandes da Silva Freitas>. 23 fev 2019 Direito constitucional

Olá, Entrei em um trabalho recentemente, sou professora, vai fazer um mês, e antes de me contratar, no primeiro contato com a empresa em uma entrevista perguntava minha religião e eu coloquei, e quando fui entrevistada, também mencionei minha religião, porém ao inicio de todas as aulas, no planejamento de aula diária existe uma oração inicial da qual não é de minha religião, e tal é destinada à entidade religiosa específica, da qual não é a minha religião, respeito a oração, peço que a auxiliar de sala a faça (ela já fazia antes de eu entrar), porém eu não faço, só fico em silêncio escutando. Em sala a auxiliar me disse que eu era obrigada a fazer a oração, então me reportei a minha superior e expliquei o motivo da qual não faria a oração, ela não aceitou minha explicação e disse que ia reportar isso ao RH da empresa e eu seria obrigada a fazer a oração, caso contrario seria advertida, e me disse o seguinte: " Quer dizer que você não vai trabalhar quando surgir épocas festivas que vai contrária a sua crença?". Respondi que iria trabalhar sim em tudo que envolva meu trabalho, porém, só não participaria de forma religiosa, poderia ficar no local em silencio. Ela me respondeu: " Por que você entrou aqui então? Você tem que participar sim! Ou então você se desliga da empresa se não quer fazer a oração. Me senti Discrimanada por não fazer parte da mesma Religião e costumes da empresa que me contratou mesmo sabendo que não sou da mesma Religião, embora se tenha deixado claro para mim que lá respeitavam todas religiões, nesse caso específico sinto que minha superior e minha auxiliar não está me respeitando. Por ser uma empresa grande com um sistema de hierarquia, como devo proceder? Me senti ofendida mas não sei o que fazer.

Resposta enviada

Em breve, comprovaremos a sua resposta para publicá-la posteriormente

Algo falhou

Por favor, tente outra vez mais tarde.

A melhor resposta

Bom Dia, casos como este são complicados de se resolver, juridicamente não há muito o que possa ser feito, o melhor caminho seria tentar resolver diretamente com a empresa, com seus superiores, pois nem o sindicato, se existir, poderia lhe auxiliar nesse caso.

Infelizmente existe esse tipo de imposição, entre outras formas discriminatórias nas empresas e comércios, o que deveria ser repelido, é óbvio. No fim das contas, a pessoa acaba seguindo as regras ou pedindo demissão.

Barros Advocacia e Consultoria Jurídica Advogado em Paulista

8951 respostas

22873 pontuações positivas

Contatar

A resposta foi útil para você?

Obrigado pela sua avaliação!

Bom dia, entre em contato conosco para conversarmos sobre este caso.
´

APM Advogados Advogado em Jaú

260 respostas

63 pontuações positivas

Contatar

A resposta foi útil para você?

Obrigado pela sua avaliação!

Advogados especializados em Direito constitucional

Ver mais advogados especializados em Direito constitucional

Explique seu caso aos nossos advogados

Publique a sua pergunta de forma anônima e receba orientação legal em 48h.

50 QANDA_form_question_details_hint

Sua pergunta e as respectivas respostas serão publicadas no site. Este serviço é gratuito e não substitui uma sessão de terapia.

Enviaremos a sua pergunta a especialistas no tema, que se oferecerão para acompanhar o seu caso pessoalmente.

A sessão de consultoria não é grátis e o preço estará sujeito às tarifas do profissional.

A sessão de consultoria não é grátis e o preço estará sujeito às tarifas do profissional.

Coloque um apelido para manter o seu anonimato

Tua pergunta está a ser revisada

Te avisaremos por e-mail quando for publicada

Esta pergunta já existe

Por favor, use o buscador para conferir as respostas

advogados 4000

advogados

perguntas 23150

perguntas

respostas 22800

respostas