Dúvida sobre prazo do aviso de férias

Feita por >Bárbara>. 14 out 2019 Carteira de trabalho

Boa tarde,

Completarei um ano de carteira assinada em uma empresa estatal dia 06/05/2020. Requisitei doze dias de férias a partir do dia 25/05/2020 e me foi negado alegando que a empresa necessita emitir o aviso de férias com 30 dias de antecedência, e que 30 dias antes do dia 25/05/2020 eu ainda não possuirei direito a férias.

Isso procede?

Pergunto porque não encontrei nenhuma informação que corroborasse com esta posição da empresa e também porque, em outras empresas que já trabalhei, já tirei férias neste cenário mencionado.

Obrigada

Resposta enviada

Em breve, comprovaremos a sua resposta para publicá-la posteriormente

Algo falhou

Por favor, tente outra vez mais tarde.

A melhor resposta

Boa Tarde Bárbara, a legislação, inclusive as alterações trazidas pela reforma trabalhista, em nenhum momento falam desse período de trinta dias ou qualquer outro. Obviamente que antes disso, há necessidade preencher os requisitos para concessão das férias, e deve-se aguardar um período posterior para que haja a concessão, divida em até três período de férias, ou única.

Barros Advocacia e Consultoria Jurídica Advogado em Paulista

8951 respostas

22873 pontuações positivas

Contatar

A resposta foi útil para você?

Obrigado pela sua avaliação!

Senhora Bárbara, boa noite ! O direito ao gozo de férias ocorre para o empregado após 12 (doze) meses trabalhado numa mesma empresa (Art. 130, da CLT). Ou seja, nenhum empregado, por lei, tem direito ao gozo de férias antes desse prazo. Além do período aquisitivo, antes mencionado, existe também o período concessivo, que ocorre entre a data que o empregado adquiriu o direito as férias até doze meses após a data de aquisição do direito. Após isso, a empresa fica obrigada a dar o aviso de férias, 30 (trinta) dias antes do começo das mesmas (Arts. 134 e 135, da CLT). Ora, prezada Bárbara, se você diz implicitamente que ingressou na empresa em 06/05/2019, o seu período aquisitivo ocorre dessa data até 06/05/2020. O período concessivo de suas férias, com isso, vai de 07/05/2020 a 06/04/2021. Ressalte-se, por oportuno que, como visto acima, o seu aviso de férias deve ser dado trinta dias antes de você entrar de férias. Certo é que para conceder as férias, a empresa deve comunicá-la ao seu empregado com 30 dias de antecedência. No meu entendimento à sua empresa está agindo dentro da lei, pois não está cometendo nenhuma ilegalidade. A concessão de direitos aos empregados é livre, podendo qualquer empresa dar mais direitos do que aqueles previstos em lei, pois isto não é ilegal. Uma empresa, se quiser, pode conceder até mesmo férias em dobro aos seus empregados, pois a lei não impede isso. Não pode ela, porém, negar direitos previstos em lei. Caso queira maiores informações que corrobore com este Parecer Jurídico, você pode ler à Consolidação das Leis do Trabalho - CLT do artigo 129 ao artigo 153.
Boa sorte,
JORGE VIANA - OAB/MA 5.357
ADVOGADO TRABALHISTA & PREVIDENCIALISTA

Viana Advocacia Advogado em São Luiz

92 respostas

1088 pontuações positivas

Contatar

A resposta foi útil para você?

Obrigado pela sua avaliação!

Advogados especializados em Carteira de trabalho

Ver mais advogados especializados em Carteira de trabalho

Explique seu caso aos nossos advogados

Publique a sua pergunta de forma anônima e receba orientação legal em 48h.

50 QANDA_form_question_details_hint

Sua pergunta e as respectivas respostas serão publicadas no site. Este serviço é gratuito e não substitui uma sessão de terapia.

Enviaremos a sua pergunta a especialistas no tema, que se oferecerão para acompanhar o seu caso pessoalmente.

A sessão de consultoria não é grátis e o preço estará sujeito às tarifas do profissional.

A sessão de consultoria não é grátis e o preço estará sujeito às tarifas do profissional.

Coloque um apelido para manter o seu anonimato

Tua pergunta está a ser revisada

Te avisaremos por e-mail quando for publicada

Esta pergunta já existe

Por favor, use o buscador para conferir as respostas

advogados 4000

advogados

perguntas 23150

perguntas

respostas 22800

respostas