Em um condominio, quem paga o prejuizo?

Feita por >Telma Aparecida Yue de Siqueira>. 4 out 2024

Em um condominio, se um caminhão que entrega móveis, ou um guincho que vem buscar um veículo, bate em uma pilastra por exemplo e estraga, quem paga o prejuízo, o prestador ou o morador? O sindico quer que o morador seja responsável, acho injusto ser responsável pelo ato de outros que não conheço

Resposta enviada

Em breve, comprovaremos a sua resposta para publicá-la posteriormente

Algo falhou

Por favor, tente outra vez mais tarde.

A melhor resposta

Olá, Telma!

Em casos como esse, a responsabilidade geralmente recai sobre o prestador de serviço que causou o dano, e não sobre o morador que contratou o serviço, uma vez que o prestador é uma empresa ou profissional autônomo independente. Se um caminhão de entrega ou um guincho danificou uma pilastra do condomínio, a lógica é que o causador do dano, ou seja, o prestador, deve arcar com os custos do reparo.

O síndico pode tentar responsabilizar o morador porque o serviço foi solicitado por ele, mas essa posição pode ser discutida. O morador não deve ser responsabilizado por atos de terceiros que ele não controla diretamente, especialmente se a pessoa causadora do dano não for sua empregada ou não estiver sob sua supervisão direta.

Recomendo verificar o regulamento interno do condomínio para ver se há alguma cláusula específica sobre danos causados por prestadores de serviço, além de sugerir que o síndico entre em contato diretamente com o prestador para cobrar a reparação. Se a situação não se resolver amigavelmente, o morador pode argumentar juridicamente que não é justo ser responsável pelos danos causados por terceiros, e o prestador de serviços deve ser o responsável legal por reparar o prejuízo.

Se precisar de auxílio jurídico para discutir essa questão, entre em contato com o meu escritório para podermos avaliar o caso e orientar sobre como proceder de forma adequada para proteger seus direitos.

Marçal Santos Advogados Advogado em São José

21 respostas

Contatar

A resposta foi útil para você?

Obrigado pela sua avaliação!

Explique seu caso aos nossos advogados

Publique a sua pergunta de forma anônima e receba orientação legal em 48h.

50 QANDA_form_question_details_hint

Sua pergunta e as respectivas respostas serão publicadas no site. Este serviço é gratuito e não substitui uma sessão de terapia.

Enviaremos a sua pergunta a especialistas no tema, que se oferecerão para acompanhar o seu caso pessoalmente.

A sessão de consultoria não é grátis e o preço estará sujeito às tarifas do profissional.

A sessão de consultoria não é grátis e o preço estará sujeito às tarifas do profissional.

Coloque um apelido para manter o seu anonimato

Tua pergunta está a ser revisada

Te avisaremos por e-mail quando for publicada

Esta pergunta já existe

Por favor, use o buscador para conferir as respostas

advogados 4000

advogados

perguntas 23150

perguntas

respostas 22800

respostas