Eu posso devolver um álbum de formatura por não ter condições de paga?

Feita por >Vivi>. 18 set 2024

O vendedor foi até minha porta oferecendo um álbum de formatura da minha filha,ficamos muito empolgado,mas aconteceu um imprevisto e descuidamos devolver por que não vamos ter condições.o álbum e três mil reais e somos de uma família muito humilde,tenho seis filhos pago aluguel,quais são meus direitos? porque a primeira parcela será pra dezembro, então daria tempo deles pega esse álbum correto?

A melhor resposta

Boa tarde, Vivi.

Diante da situação que você descreveu, existem alguns passos que você pode considerar para tentar resolver o problema:

1- Direito de Arrependimento: No Brasil, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) prevê o direito de arrependimento para compras feitas fora do estabelecimento comercial, como vendas porta a porta, por um prazo de até 7 dias a partir do recebimento do produto ou da assinatura do contrato. Se ainda estiver dentro desse prazo, você pode solicitar o cancelamento da compra e a devolução do produto sem custo.

2- Negociação com o Vendedor: Se o prazo de 7 dias já passou, entre em contato com o vendedor ou a empresa responsável pelo álbum e explique sua situação. Muitas vezes, empresas estão dispostas a negociar ou cancelar o contrato diante de dificuldades financeiras comprovadas.

3- Contrato e Condições: Revise o contrato assinado, se houver, para verificar as condições de cancelamento e as penalidades previstas. Isso pode ajudar a entender melhor seus direitos e obrigações.

4- Procons: Caso não consiga resolver a situação diretamente com o vendedor, você pode procurar o Procon da sua cidade para orientação e apoio.

5- Documentação: Mantenha todos os documentos e comunicações relacionadas à compra, pois eles podem ser úteis em eventuais negociações ou disputas.

É importante agir rapidamente para tentar resolver a situação da melhor forma possível e evitar complicações futuras.

Karina Sisquini de Oliveira Advogado em Vitória

11 respostas

Esta pergunta já existe

Por favor, use o buscador para conferir as respostas