Somos uma família de três irmãos e meu pai tem um patrimônio no valor de 500 mil reais, Quando compramos a nossa residência a mais de 5 anos, meu pai a comprou por 90 mil. Ele está querendo, antes do seu falecimento, deixar uma herança de 50% para mim, 25% para minha irmã e 25% para meu irmão. Pois ele gostaria de deixar essa porcentagem para mim por que eu fiz uma benfeitoria no imóvel e graças a isso, ele hoje está avaliado neste valor. Teria como fazer um documento registrado em cartorio, para que esse desejo de meu pai seja realizado? Obrigado, Agradesço desde já.
Resposta enviada
Em breve, comprovaremos a sua resposta para publicá-la posteriormente
Algo falhou
Por favor, tente outra vez mais tarde.
A melhor resposta
Esta resposta foi útil a 2 pessoas
Olá! Seu pode fazer um documento em cartório sim. O nome é testamento.
Olá, seu pai poderá fazer um testamento por escritura pública.
Obs.: O testamento público é um ato personalíssimo que deve ser feito pessoalmente pelo interessado perante um tabelião de notas.
Qualquer pessoa, maior de 16 anos, que esteja em plena capacidade e em condições de expressar a sua vontade perante o tabelião pode fazer um testamento público.
A lei exige a presença de 2 (duas) testemunhas para o ato, as quais não podem ser parentes do testador nem do beneficiário.
Olá. Seu pai pode fazer um testamento, registrado em cartório ou realizar a doação de bens a vocês, com reserva de usufruto a ele, já partilhando cada guinhão aos seus filhos. Se desejarem o acompanhamento de um advogado neste processo, fico a disposição.
Ola,
Ele podera dispor de uma parte de seu patrimonio como herança, caso queira um profissional para te auxiliar, me coloco a disposição.
Marcelo de Almeida Santos
Bom dia Leandro, considerando apenas o que informou, seu pai poderá fazer doação de até 50% do patrimônio dele a qualquer pessoa, inclusive a um filho específico. Porém, a outra metade deverá obrigatoriamente ser destinados aos herdeiros legítimos. Para uma análise mais apurada, favor entrar em contato.
Olá! O seu pai pode fazer um testamento por escritura pública e destinar 50% a você, pois pela lei, é o que ele pode dispor livremente, no caso. Quanto aos outros 50%, tendo em vista as informações que você passou, após o falecimento dele, essa parte será dividida em partes iguais entre você e seus irmãos. Se ainda tiver alguma dúvida, por gentileza, entre em contato. Abraço.
Olá! Estando todos de acordo, há possibilidade de fazer a divisão do patrimônio desta forma sim. Se for de Maringá e desejar realizar uma consulta, estou à disposição. Entre em contato.