Como tirar meu nome de uma empresa em que o dono sumiu?
Trabalhava fazendo projetos numa empresa de móveis, porém sem CTPS. Ocorre que o dona da empresa precisava de alguém para colocar no contrato social e regularizar o fato de não assinar minha CTPS. Assim fiquei no contrato com 10% das cotas. Porém passaram uns dois anos, a empresa quebrou e o dono foi embora para o exterior e deixou todas as contas de fornecedores, funcionários (estes ele até pagou algumas), clientes, etc... na época estava assustado, e agora passaram-se seis anos e gostaria de saber o que devo fazer, se há possibilidade de sair dessa sociedade (laranja), se posso dizer que era apenas um laranja e o dono que manipulava tudo. E sem saber o endereço do dono da empresa. Inclusive assinei de avalista para um banco e eles estão me cobrando judicialmente, o que eu faço?
Resposta enviada
Em breve, comprovaremos a sua resposta para publicá-la posteriormente
Algo falhou
Por favor, tente outra vez mais tarde.
A melhor resposta
Esta resposta foi útil a 70 pessoas
Você precisará ajuizar duas ações judiciais distintas: Uma para retirar o seu nome da sociedade, outra para se defender da cobrança do banco.
O que complica a sua situação é o fato de você ter assinado os respectivos contratos, sendo que a alegação de que desconhecia as consequências não são aceitas pela justiça.
Você deverá registrar um boletim de ocorrência relatando os fatos, após deverá ingressar com ação para retirada de seu nome do contrato social da empresa e com ação trabalhista pleiteando seus direitos.
Se a empresa na época em que você trabalhava na mesma, não tinha registro legal, nem assinou a sua CTPS, a seguir faliu,e o responsável da dita empresa falida, desapareceu indo para lugar incerto e não sabido, neste caso, a mesma não existe, era uma fraude para todos efeitos legais. Neste caso, vá a uma Delegacia de Polícia, faça um BO mencionando todos os fatos ocorridos, incluindo nome do Responsável, da empresa, endereço da mesma, nome de fachada, etc. E mesmo, com relação a seu compromisso assumido na condição avalista para um banco, não se preocupe, apenas vá até essa agencia bancária e preste todos estes esclarecimentos necessários, não esqueça de mencionar a sua condição, social, financeira, e renda da familiar, além da condição de desempregado.