Me senti humilhada por uma advogada cursista, posso processar?
Feita por >Ivanete>. 24 jul 2014
Tivemos curso de aperfeiçoamento em meu município. Sou professora da rede municipal de ensino e a formação aconteceu em minha sala de aula, o assunto tratado foi sobre dificuldades de aprendizagem. No primeiro dia a cursista olhou para as paredes da minha sala de aula e falou que aquilo era estímulo demais, que aquilo não passava de "petelecos", que para mim significa porcarias. No segundo dia usou o mesmo exemplo falando mal da sala e dos cartazes confeccionados juntamente com os alunos, que aquilo não deveria ser deixado em exposição... tentei argumentar, mas não fui ouvida, disse a ela:
- Profe a sala é minha e você está me magoando? E ela nem ligou...
Me senti humilhada, porque faço com tanto amor o meu trabalho, tento fazer o melhor possível e vem uma advogada cursista, fala o que quer e temos que ouvir calados porque é a opinião dela? Poderia ter sido ética e conversado comigo a parte e não em frente aos meus colegas de trabalho, mais ou menos umas 35 pessoas. Fiquei muito triste, chorei muito, me senti a pior das educadoras, e todo o trabalho que venho fazendo hà 15 anos ir para o ralo, desmotivada.
O que fazer?
Resposta enviada
Em breve, comprovaremos a sua resposta para publicá-la posteriormente
Algo falhou
Por favor, tente outra vez mais tarde.
A melhor resposta
Esta resposta foi útil a 1 pessoas
Prezada, caso a referida pessoa tenha ultrapassado o limite do assunto proposto e humilhado o seu trabalho diante de seus alunos, certamente é cabível uma ação por indenização por danos morais. Saliento que deverá levar testemunha para a audiência que confirme exatamente o ocorrido. Tal ação pode ser ajuizada no Juizado Especial da Comarca onde reside.
Sra. Ivanete, a Sra. pode ingressar com uma ação requerendo uma indenização pelo modo humilhante que lhe trataram, mas a Sra. terá que provar tudo através de testemunhas. Espero ter tirado suas dúvidas. Atenciosamente, Advogado, Sandro Camilo Trindade Henriques Pedrosa Leal
é lamentável o que ocorreu com você nesta ocasião relatada. Infelizmente, há pessoas que não têm o bom senso que muitas vezes se exige e cometem este tipo de desatino.
De qualquer modo, esta é uma situação que pode sim ser levada ao conhecimento e apreciação do Judiciário, para que você busque uma reparação pelos danos morais que sofreu em frente a diversas pessoas. Se você tem provas (testemunhas) que confirmam estes fatos, você poderá acionar a referida advogada e, se quiser, também a instituição que promoveu o curso, além da empresa a que pertence a advogada cursista, se for o caso.
Sim, você pode processá-la por danos morais. Faça um boletim de ocorrência relatando os fatos e fale com seus colegas para servirem de testemunhas na fase processual de produção de provas.