Minha esposa arrumou as coisas e vai embora. Posso abrir um BO após ela sair?

Feita por >Thomas>. 19 out 2019 Separação

Eu e minha esposa não somos casados no papel e temos uma filha de 1 ano e 8 meses. Minha sogra mora conosco com mais dois filhos por não trabalhar e ser deixada pelo marido. Na casa em que estamos eu e minha esposa dormíamos em um quarto grande com banheiro nos fundos que fica separado do restante da casa. Faz cerca de um mes em que tivemos uma discussão após uma visita dos meus pais, em que ela pegou minha filha do nosso meio e se trancou no quarto, e apos isso discutimos muito, ela me mandou embora de casa, e em resposta falei que o aluguel e outras coisas estavam em meu nome e que não iria sair, e então ela se propôs a ir embora em uma semana. Após esse dia ela levou as coisas dela para o quarto da mãe dela e não falou mais uma palavra comigo, mas continuei no quarto, cumprindo com minhas obrigações de suprir a casa e em contato com minha filha e o restante do pessoal, porem sem contato nenhum com minha esposa. Faz 2 dias em que estou vendo ela juntamente com os irmãos e sogra encaixotar as coisas deles se preparando pra ir embora e levar minha filha. Gostaria de saber se, após a saída deles de casa, tenho direito de abrir algum tipo de boletim de ocorrência ou processo por abandono de lar ou algo do tipo? Ou quanto tempo tenho que esperar para abrir esse tipo de processo? Compramos alguns bens enquanto esse tempo juntos. Se ela levar tudo, tenho algum processo especifico para abrir?

Resposta enviada

Em breve, comprovaremos a sua resposta para publicá-la posteriormente

Algo falhou

Por favor, tente outra vez mais tarde.

A melhor resposta

Bom Dia Thomas, o B.O., pode ser útil como prova, é claro, mas de nada vai adiantar, a questão de abandono do lar não tem mais respaldo jurídico, independente do que a motivou a sair, como dito pelo(a) colega, deverá ser requerido um divórcio/separação judicial, após configurada a União Estável, mas se as partes estiverem de acordo, no cartório poderá ocorrer o mesmo procedimento e de forma mais célere, reconhecendo a União Estável e a posterior dissolução do vínculo conjugal.

Barros Advocacia e Consultoria Jurídica Advogado em Paulista

8951 respostas

22873 pontuações positivas

Contatar

A resposta foi útil para você?

Obrigado pela sua avaliação!

O senhor poderá fazer um BO para relatar a saída da sua esposa de casa, para ficar determinado o dia que ela saiu e o que levou.
Se o senhor achar que ela levou coisas suas ou que o senhor quer separação/dissolução da união estável, o senhor pode abrir um processo para que seja dividido tudo corretamente.

Bauer Advocacia Advogado em Jaraguá do Sul

7 respostas

2 pontuações positivas

Contatar

A resposta foi útil para você?

Obrigado pela sua avaliação!

Advogados especializados em Separação

Ver mais advogados especializados em Separação

Explique seu caso aos nossos advogados

Publique a sua pergunta de forma anônima e receba orientação legal em 48h.

50 QANDA_form_question_details_hint

Sua pergunta e as respectivas respostas serão publicadas no site. Este serviço é gratuito e não substitui uma sessão de terapia.

Enviaremos a sua pergunta a especialistas no tema, que se oferecerão para acompanhar o seu caso pessoalmente.

A sessão de consultoria não é grátis e o preço estará sujeito às tarifas do profissional.

A sessão de consultoria não é grátis e o preço estará sujeito às tarifas do profissional.

Coloque um apelido para manter o seu anonimato

Tua pergunta está a ser revisada

Te avisaremos por e-mail quando for publicada

Esta pergunta já existe

Por favor, use o buscador para conferir as respostas

advogados 4000

advogados

perguntas 23150

perguntas

respostas 22800

respostas