Mudança de guarda da mãe para guarda partilhada
Boa noite. Já não estou junta com o pai do meu filho desde 2013, e nesse mesmo ano fomos ao tribunal regularizar as responsabilidades parentais, e eu fiquei com a guarda e pai com 3ªs e 5ªs de tarde, e de 15 em 15 dias vinha buscar o nosso filho e ele ficava com ele o fim de semana.
O que acontece é que esse período de visitas aconteceu nas primeiras duas semanas. Começou a ser ausente, vinha buscá-lo de mês a mês e nunca para dormir, até que fica tempos sem dizer nada e quando vem pensa que as coisas estão favoráveis à espera dele. O que acontece é que o meu filho já tem 5 anos, quase 6, e está bastante distante (embora sinta a falta do pai), mas das vezes que ia oferecia resistência e chorava que não queria ir.
A última vez que estiveram juntos foi em Dezembro e até hoje não disse mais nada ao filho. Deixou de pagar a pensão de alimentos desde Dezembro de 2015 e as facturas de despesas de medicamentos tem a parte dele para pagar em mais de 200€. Noto que ele não trabalha, e nunca ficou mais de um mês no trabalho, pois vinha-se embora a dizer que não era para ele.
E há dias recebi uma carta do tribunal em como ele quer a guarda partilhada, e afirma nessa mesma carta que assim não tem que pagar pensão. Que quer que o nosso filho fique 1 semana com ele e 1 comigo. Isso é possível? Depois de tudo o que ele tem feito e do incumprimento das responsabilidades parentais? O pagamento da pensão eu prescindo, agora do bem-estar do meu filho não. Sei que vai mexer muito com ele, pois cada vez que ele vem de lá (as raras vezes), ele vem alterado e agressivo. Ajudem-me, por favor. Obrigada.