Sou funcionário público estadual e recebo meu salário pelo Banco A.
Tenho alguns empréstimos descontados em conta corrente. Quero fazer a portabilidade para o Banco B porém receio que o Banco A não autorize devido aos empréstimos.
Eles pode me negar a portabilidade?
Obrigado.
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Bom dia, inicialmente o banco não pode se recursar a realizar a portabilidade, e dependendo da situação deverá fazê-lo de forma gratuita, além disso o banco pode fazer os descontos dos débitos existentes, mas devem ser autorizados pelo cliente, assim sendo, como dito, não pode se recursar a fazer a portabilidade.
Para realizar a portabilidade, é necessário que o cliente busque as informações sobre a sua dívida (saldo devedor, número de parcelas a vencer, taxa de juros etc) na instituição financeira onde fez o empréstimo. A partir dessas informações, o consumidor pode negociar as condições da nova operação com outra entidade interessada em conceder-lhe novo crédito.
É importante que o cliente solicite o valor do Custo Efetivo Total (CET) da nova transação, para poder de comparar os valores dos encargos e despesas cobrados pelas instituições. Vale verificar também todas as condições do novo contrato, com relação a número de prestações, taxas de juros, tarifas, para confirmar que essa transferência seja realmente vantajosa.
De acordo com o Banco Central, os recursos obtidos serão destinados à quitação do saldo devedor da operação original, e o novo banco é que transfere os recursos diretamente para a instituição original, quitando, assim, a dívida antecipadamente. Esses custos relacionados à transferência de recursos entre bancos não podem ser repassados ao cliente.
A instituição financeira original tem um prazo de até 5 dias para eventualmente renegociar com seu cliente e oferecer condições mais vantajosas. Caso o consumidor desista da portabilidade, ele deverá formalizar a desistência com a instituição credora original que comunicará à instituição que assumiria a dívida.
Consumidores que querem tirar dúvidas e registrar reclamações sobre portabilidade de crédito e outros assuntos bancários podem procurar o Banco Central. O contato pode ser feito pelo Fale Conosco, pelo telefone 145.