O pai de meu filho não está pagando pensão, alegando que está pagando um apartamento que compramos juntos e porque a filha mais velha está morando com ele. Porém, a menina não tem custos com escola por ser rede estadual. Já o menino estuda em uma escola integral, pois trabalho e moro de aluguel. Como proceder?
Resposta enviada
Em breve, comprovaremos a sua resposta para publicá-la posteriormente
Algo falhou
Por favor, tente outra vez mais tarde.
A melhor resposta
Esta resposta foi útil a 4 pessoas
Prezada Vanessa:
Inicialmente cumpre registrar que a pensão alimentícia é um direito do menor e é uma obrigação reciproca. Assim, tanto a mulher quanto o homem tem obrigação de pagar, conforme o caso.
No mérito de sua pergunta, para requerer pensão alimentícia, deverá ingressar junto ao Poder Judiciário com uma ação de alimentos, sendo necessário comprovar os custos do menor. Contudo, conforme a nobre colega informou anteriormente, o pai também terá direito de requerer, posto que ele encontra-se com a guarda da menor (menina). O fato da escola ser pública não isentar a outra parte de pagar pensão, posto que o valor referente a alimentos destina-se a mantença do menor (alimentação, saúde, educação, lazer, vestuários, etc).
A melhor forma de resolver, seria conciliando. Contudo, se não for possível, deverá buscar junto a defensoria pública ou contratar um advogado para auxiliá-la nesta empreitada.
Estamos a disposição para tentar resolver outras dúvidas, assim como esta caso persista. Sucesso.
Boa noite, Vanessa! Neste caso, pode entrar com pedido de pensão alimentícia judicialmente, mas ele pode entrar contra você também pedindo para a filha que está com ele, porque mesmo não havendo gastos com escola, crianças de modo geral necessitam de cuidados básicos e para isso é preciso investimento. Tenta chegar em um acordo com ele.