Me chamo Rafaela, 22 anos de idade, Discente de Pedagogia e estagiária com renda de até 660,00 reais mensal.
Gostaria de saber se eu enquanto estudante, mesmo aos 22 anos de idade, 23 agora esse ano, posso entrar com um pedido de pensão contra meu pai? O mesmo nunca ajudou financeiramente e nunca entrou em contato comigo. Me abandonou aos dois anos de idade e nunca quis nenhum tipo de contato, gostaria de saber se tenho algum direito e como posso proceder.
Aguardo Resposta.
Atenciosamente,
Maria Rafaela.
Resposta enviada
Em breve, comprovaremos a sua resposta para publicá-la posteriormente
Algo falhou
Por favor, tente outra vez mais tarde.
A melhor resposta
Esta resposta foi útil a 0 pessoas
Esqueci de dizer que o procedimento é simples, é só requerer judicialmente ou propor uma Ação de Alimentos, para isso deve-se contatar um advogado ou defensoria pública, apresentar a documentação necessária, comprova que existe a necessidade de se estipular um valor a ser pago a título de pensão alimentícia e espera que o juiz conceda ou não a mesma.
Boa Tarde Rafaela, você ainda pode solicitar a pensão alimentícia, mesmo com 22-23 anos, e até pelo fato de que a mesma se estende até os 24 anos, quando está se cursando faculdade. Contudo a mesma pode ser requerida por qualquer familiar, a qualquer outro parente, sempre que houve necessidade, quando a pessoa não possui condições suficientes de subsistência, seja para alimentação, habitação, lazer, etc.
O procedimento é simples, se dirigir a um defensor público ou advogado, relatar o seu caso com mais detalhes, entregar a documentação que for solicitada e um ou outro irá propor uma Ação de Alimentos/Pensão Alimentícia, e esperar que o juiz conceda a mesma ou não.
Boa Tarde Rafaela, você pode solicitar sim a pensão, independente da faixa etária e também pelo requisito de estar cursando o curso superior. A pensão pode ser solicitar pela pessoa e pagar por qualquer um dos parentes, sempre que aquele não possui condições suficientes de subsistência ou precisa de um auxílio financeiro, seja para alimentação, educação, saúde, entre outras necessidades.