Pode a empresa marcar férias regulamentares para um dia não útil?
Feita por >Eliene Ribeiro>. 10 jul 2015
Boa tarde, gostaria de tirar dúvida sobre as férias. Estou sobre regime de CLT e a empresa marcou minhas férias para iniciar no Sábado dia 01/08, sendo um dia não útil. Gostaria de saber se isso procede de acordo com a lei trabalhista ou eu posso contestar tal feito?
Resposta enviada
Em breve, comprovaremos a sua resposta para publicá-la posteriormente
Algo falhou
Por favor, tente outra vez mais tarde.
A melhor resposta
Esta resposta foi útil a 88 pessoas
A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT/1943) não trata especificamente sobre a data de início do período de gozo das férias. Contudo, em acordos coletivos, é possível a existência de cláusulas proibindo o início do gozo em feriados e domingos.
Também há o Precedente Normativo nº 100, da Seção de Dissídios Coletivos (SDC) do Tribunal Superior do Trabalho (TST), reconhecendo que o início das férias não poderá coincidir com sábado, domingo, feriado ou dia de compensação de repouso semanal:
PODER JUDICIÁRIO – JUSTIÇA DO TRABALHO - PRECEDENTES NORMATIVOS
Nº 100 Férias - Início do Período de Gozo (positivo)
O início das férias, coletivas ou individuais, não poderá coincidir com sábado, domingo, feriado ou dia de compensação de repouso semanal.
Vale registrar que Precedente Normativo é uma indicação da jurisprudência dominante do TST em dissídios coletivos. Os Precedentes, da mesma forma que os Enunciados, são propostos pelos Ministros à Comissão de Jurisprudência do TST e tratam de temas que tenham sido suficientemente debatidos e decididos de maneira uniforme em várias ocasiões. Uma vez aprovados pelo Órgão Especial, passam a orientar as decisões em questões semelhantes.
Embora não seja Lei, o Precedente Normativo nº 100 deve ser observado pelos empregadores, pois tem a finalidade de orientar os magistrados diante da omissão da legislação em vigor (CLT/1943) em relação à questão.
Bom dia Eliene. Normalmente entende-se que as férias devem começar em dia útil. Existe um procedente normativo do Tribunal Superior do Trabalho (nº 100) que estabelece: "O início das férias, coletivas ou individuais, não poderá coincidir com sábado, domingo, feriado ou dia de compensação de repouso semanal."
Neste caso, procure o RH da sua empresa e converse com eles explicando a situação.