Por que minha mãe não consegue se aposentar se está tudo certo?
Feita por >Carla Raquel Rodrigues>. 25 nov 2018
Aposentadoria
Minha mãe deu entrada na aposentadoria duas vezes que foram negadas mas ela possui o tempo de contribuiçao e a idade necessaria (58 anos de idade e 30 anos de contribuiçao). Na resposta, o inss alega que ela tem apenas 25 anos pago. E ligando lá eles falam que é por causa da lei de 1998. Não estamos entendendo nada e precisamos de uma luz. Poderiam nos ajudar explicando essa situaçao? Por que negaram e onde foram parar esses outros cinco anos nos calculos deles?
Resposta enviada
Em breve, comprovaremos a sua resposta para publicá-la posteriormente
Algo falhou
Por favor, tente outra vez mais tarde.
A melhor resposta
Esta resposta foi útil a 2 pessoas
Bom dia, depende muito da legislação que se aplica ao caso dela, e quando foi feito o pedido de aposentadoria, sendo celetista, observar se a empresa repassou a o INSS todos os valores corretamente, sendo estatutária, por qualquer órgão público, se esse também repassou corretamente todos os valores devidos.
Se existe algum erro, falha, ou valor faltando, a simples menção a lei não será suficiente, o INSS deverá comprovar os motivos para não concessão da aposentadoria, pois se a pessoa preenche os requisitos deveria estar recebendo a aposentadoria.
O ideal é sua mãe pedir o extrato de contribuições previdenciárias (CNIS) em uma agência da previdência social, Caixa Econômica, Banco do Brasil ou ainda através do site "MEU INSS".
De posse do extrato será possível verificar se de fato todas as contribuições foram recolhidas. Pode ser que ela tenha contribuído por 30 anos mas o empregador deixou de recolher 5 anos. Se for este o caso, de posse do extrato é comprovantes, ela deverá procurar um advogado para requerer na justiça a correção do CNIS é consequente concessão do benefício