Recolhi mais impostos via DAS do que devido. Posso processar contabilidade?
Bom dia,
Tenho uma pequena empresa optante pelo Simples Nacional, desse modo recolho impostos via DAS.
A minha empresa de contabilidade pede para que eu realize um registro de cliente para cada recipiente que irei emitir nota fiscal. Tenho dois clientes que moram no exterior, e nenhum cliente que mora no Brasil - o registro de ambos consta o endereço deles no exterior, e nenhum número de CNPJ ou algo que faça referencia ao cliente ser brasileiro.
Ao recolher o DAS, as notas dos meus clientes foram todas lançadas como clientes internos do Brasil, fazendo com que eu pagasse mais impostos do que o devido em todos os DAS emitidos por eles. Isso ocorreu desde 2020 até o início de 2024. Pesquisei online e percebi que a Receita pode ressarcer os custos de impostos pagos a mais, desde que comprovado o erro. Estou pedindo faz 3 meses para a minha contabilidade recalcular os DAS indevidos, e eles me dão uma desculpa atrás de outra e nunca me informam valor algum, para eu solicitar à Receita o ressarcimento.
Resolvi mudar de contabilidade, e informei todo esse descaso para eles. Eles se prontificaram em recalcular para mim, porém cobrarim uma taxa de sessenta e nove reais para cada mes recalculado, o que daria um montante considerável no fim. Posso pedir na justiça para que a minha contabilidade antiga pague esse valor a eles? Já mencionei tudo isso para a contabilidade antiga via Chat, o único meio que consigo contato com eles, mas eles simplesmente me ignoram.
No fim eu gostaria que eles pagassem para a outra contabilidade para recalcular o erro deles, e me pagassem mais uma taxa de danos morais por tudo isso que está acontecendo. É possível isso?