Quais os principais serviços da advocacia de apoio?

A advocacia de apoio tem como premissa oferecer agilidade nos processos, cuidando de todos os procedimentos relacionados ao exercício do Direito. Dá respostas a cidadãos e profissionais.

7 JUN 2017 · Leitura: min.
Quais os principais serviços da advocacia de apoio?

O avanço tecnológico tem beneficiado também a área do Direito e feito crescer cada vez mais uma função considerada bastante importante pelos profissionais do setor: a advocacia de apoio.

Também conhecida como advocacia de correspondência, essa função é uma parceria entre escritórios ou advogados para dar suporte às atividades cotidianas, como acompanhamento de processos, audiências, pedidos de certidões, assessoramento jurídico, despachos ou protocolos.

É uma maneira de o escritório ou advogado atuar e representar seu cliente fora da comarca habitual, podendo tramitar pedidos e protocolos em outras cidades, estados e, até mesmo, países. A consequência direta é uma maior rapidez nos serviços prestados, a diminuição de custos ao evitar deslocamentos e a possibilidade de oferecer uma melhor "cobertura" a quem necessita de apoio jurídico.

Advocacia de apoio também é benéfica para cliente

Clientes que necessitam de suporte ou assessoria jurídica também conseguem vantagens com esse tipo de serviço. Uma pessoa que vive na cidade de São Paulo, por exemplo, pode tratar de questões jurídicas em Belo Horizonte, sem precisar viajar.

Contando com um correspondente jurídico, o cliente pode estar a par do que ocorre em outras localidades de maneira mais próxima, o que facilita a tomada de decisões e evita surpresas inesperadas.

shutterstock-125735678.jpg

Assessoria internacional

Se resolver questões jurídicas em outro estado já pode parecer difícil, imagine em outros países. Entretanto, a advocacia de apoio também tem crescido quando o assunto é assessoria e acompanhamento jurídico internacional.

Esse serviço é bastante requisitado por pessoas que vivem em outros países e precisam encaminhar processos como casamentos, cidadania ou naturalização, por exemplo. Também é utilizado por empresas que fazem negócios internacionais e trabalham em parcerias internacionais, envolvendo negociações como importação e exportação de produtos.

É importante salientar que, mesmo estando em outras cidades, os advogados correspondentes devem ser profissionais formados e inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Que saber mais sobre como funciona a advocacia de apoio? Então entre em contato com escritórios que oferecem esse serviço.

Fotos: MundoAdvogados.com.br

Advogados
Linkedin
Escrito por

MundoAdvogados.com.br

Deixe seu comentário

últimos artigos sobre dicas sobre advocacia