Ação sobre direito do consumidor, dano moral e material
Compramos um carro usado dando o nosso de entrada, em condições de uso, recebemos um que em uma semana começou a apresentar falhas. Toda semana ele ficava 3 dias no mecânico e nós a pé... parava do nada na rua, ligava e não andava... uma tortura. Solicitamos então à revenda para trocar, primeiro ele nos enrolou, contatei a financeira (tenho e-mails) e isso se arrastou até que seis meses depois ele trocou na condição de mais R$ 4.000 por um carro de um ano superior, mas modelo inferior... Praticamente, os dois tinham o mesmo valor na revenda.
Tenho e-mails trocados com a financeira sobre a solicitação de substituição do veículo sem ônus, já que o mesmo estava com problemas e tal, mas na revenda a troca só foi possível mediante mais R$ 4.000, sendo em dois cheques. O carro que recebemos veio com coisas para fazer que nos custaram R$ 1.000... e mais um reparo em um quebrado no para-choque que custaria R$ 300. O dono da revenda fez de conta que consertou e isso segue quebrado.
Resumindo, um cheque não pago de R$ 2.000, uma multa de trânsito pela demora na transferência, essa pagamos, pois o pessoal da revenda atrasou o envio dos documentos e a multa veio para nós, por exceder o prazo de transferência (tentei no Detran recorrer sobre a multa argumentando que não foi culpa nossa)... esse cheque ele deixou ir para devolução e estamos inadimplentes no banco).
Eu queria saber qual a chance de processo e o que requerer. Se isso tem custo alto até que saia o resultado do processo, se pago o valor do cheque que ele me cobra antes de entrar com a ação... Se de fato vale ingressar com uma ação.