Meu pai começou a ter problemas de saúde em meados de 2012, inclusive, mesmo no domínio de suas faculdades mentais fez uma procuração para minha irmã neste mesmo ano. Esta procuração até o ano passado o banco aceitou (em caráter de exceção) para prova de vida, porém este ano não aceitaram e informaram que como ele perdeu os movimentos e não fala mais somente com um processo de interdição. Como o processo de interdição é moroso, teria uma outra forma de comprovar sem ter que contratar uma ambulância e ira até o banco?
Resposta enviada
Em breve, comprovaremos a sua resposta para publicá-la posteriormente
Algo falhou
Por favor, tente outra vez mais tarde.
A melhor resposta
Esta resposta foi útil a 0 pessoas
Bom dia, Fernanda
Conforme a resolução 677/2019 do INSS, é possível requerer que um funcionário do órgão se desloque para a sua residência afim de realizar a prova de vida. O agendamento da visita só será feito com apresentação de atestado médico ou declaração emitida pelo hospital em que conste a impossibilidade de locomoção. Com o atestado em mãos, realize o agendamento por meio do telefone 135 ou pelo site do Meu INSS.
Caso o seu pai já tenha tido a pensão suspendida, recomendo ingressar com ação judicial para regularizar a situação. A princípio a exigência de interdição para a prova de vida não é correta - mas muitas vezes o INSS insiste nesse tipo de incorreção e é preciso entrar com ação judicial. A interdição pode vir a ser útil em outras situações da vida civil, o que precisa ser analisado conforme as particularidades do seu caso.
O seu pai recebe aposentadoria por invalidez? Se esse for o caso, é possível requerer judicialmente aumento de 25% para custeio dos cuidados da pessoa que demanda acompanhamento constante. Avaliamos todos esses detalhes do caso em uma conversa direta para que você tenha o máximo possível de benefício. Ficamos à disposição para o atendimento online por meio de videochamada ou telefonema
Tayane Silva OAB/RS 99040
Kussler&Silva Advogados - Atendimento em Porto Alegre, região metropolitana e Caxias do Sul/RS
Olá, Tudo bem? Como vai?
Sou Ritchelly Pinto, Advogada.
Olá, a prova de vida pode ocorrer através do INSS, recomendo entrar em contato através do 135. Também, recomendo procurar um advogado ou a defensoria pública para analisar seu caso em específico e ajuizar a ação pertinente, inclusive para a Interdição.