Dúvidas sobre corretagem imobiliária
Trabalhei em uma imobiliária durante um ano e meio e durante esse período fiz diversas captações de imóveis, a maior parte delas com contrato de exclusividade.
Após esses 18 meses me desliguei da imobiliária e comecei a atuar de forma autônoma.
Descobri através de um cliente proprietário (apresentado e levado para imobiliária na época em que atuei nela) que a imobiliária entrou em contato diretamente com ele e apresentou uma proposta de um interessado na aquisição do imóvel. Obs: nesse momento o contrato de exclusividade já havia encerrado há 60 dias aproximadamente.
Vale salientar que fiz todo atendimento e captação desse cliente proprietário, com avaliação de mercado para definir valor de venda, contrato de exclusividade , acompanhamento até o encerramento do contrato e cadastro no sistema da imobiliária. Sem o contrato e os dados cadastrais a imobiliária não teria acesso direto a esse cliente.
Fiquei com dúvidas e resolvi fazer essa postagem para ouvir colegas da área imobiliária e jurídica. Acredito que é uma situação que pode acontecer com vários profissionais da área imobiliária e esclarecer é sempre o melhor caminho.
1) A comissão nessa situação seria justa já que eu apresentei o cliente proprietário para imobiliária?
2) Se sim, qual seria o percentual devido se imaginarmos uma comissão de 5% ?
3) Por uma questão de ética a imobiliária deveria ter me envolvido na negociação já que o proprietário foi apresentado a ela por mim?
Desde já agradeço o espaço e espero ter estimulado à reflexão do assunto.