A perspectiva do mercado imobiliário após o impeachment
O presente artigo aborda sobre as perspectivas que o mercado imobiliário pode ter em relação ao novo governo após o impeachment.
Com o fim do governo ideológico da Ex-Presidente Dilma Roussef e a confirmação do governo provisório do Presidente Michel Temer, a população já se sente um pouco mais segura para gastar e voltar a pensar na aquisição do imóvel próprio, assim como se comprometer em assumir um financiamento imobiliário.
Desde que o Presidente Michel Temer assumiu o governo interinamente, afastou dos consumidores o aspecto depressivo e negativo em relação e economia, vislumbrando uma possibilidade de melhora e segurança na situação econômica das pessoas.
Mesmo diante dessa estapafúrdia decisão do senado em destacar o texto constitucional, com o aval do Presidente do STF, creio que não haverá retrocesso em tal decisão, o que contribui para que o cenário tende a se firmar nas medidas em que o novo governo avança. O que proporciona mais tranquilidade aos empresários para que eles voltem a investir na construção civil.
No dia 11/08/2016 ocorreu no Palácio do Planalto um encontro com o Presidente Michel Temer e representantes da construção civil, cujo propósito era de apresentar propostas para contribuir com a recuperação da economia.
Empresários e dirigentes do setor defendem a aprovação de reformas estruturais como a da Previdência, a adoção de mecanismos de controle dos gastos públicos, como a proposta de teto apresentada pelo governo e medidas que melhorem o ambiente de negócios, com vistas a reanimar o setor e, com isso, recuperar o emprego na construção civil. "Viemos dizer que apoiamos o seu governo e as medidas propostas para o Brasil recuperar a credibilidade e restabelecer um ambiente de normalidade. A construção civil apoiará tudo o que favoreça a construção de um país melhor", afirmou José Carlos Martins (presidente da CBIC).
Chegamos em um dado momento em que os preços dos imóveis não devem cair mais, pois as próprias construtoras já chegaram em patamares muito abaixo de mercado para que pudessem dar liquidez em seus estoques. Diante desse possível crescimento no setor, o mercado já pensa na retomada dos valores, fazendo ajustes em suas tabelas e preparando novos lançamentos de forma a alavancar o setor.
Para os consumidores, chegamos em um limiar para que os mesmos voltem a investir em imóveis ou pensar na aquisição do imóvel próprio, pois ainda tem o poder de negociação em suas mãos e conseguem realizar uma boa compra. Além, é claro, de ter a tranquilidade em investir em um imóvel.
Foto: por PaulissonMiura (Flickr)