O que faz um advogado especializado em comércio internacional?

Em um mercado cada vez mais globalizado, é importante que empresas conheçam não somente as leis nacionais, mas como também as leis dos países com os quais fazem negócio.

28 MAI 2017 · Leitura: min.
O que faz um advogado especializado em comércio internacional?

Sua empresa começa a crescer, expandir negócios e você cogita a possibilidade de exportar para o exterior. Ou, ainda, precisa comprar matéria-prima e insumos que são mais baratos no exterior ou somente são produzidos em outros países.

Obviamente, não é a mesma coisa que fazer negócios dentro do Brasil. As leis são diferentes, muda o idioma e há uma série de requisitos a seguir. São em situações assim que atua um advogado especializado em comércio internacional.

Trata-se de um profissional com amplo conhecimento e entendimento da complexidade de normas, das constantes mudanças das legislações brasileiras e dos outros países com os quais se fazem negócio, e ainda entende das determinações dos acordos internacionais de comércio. Além disso, trata-se de um profissional que tem domínio de outros idiomas, como inglês e espanhol.

shutterstock-220663198.jpg

Por que é tão importante esse profissional?

Você já imaginou o prejuízo que um retorno de exportação pode causar à sua empresa? Ou a multa que você pode ter que pagar à Receita Federal por irregularidades na compra internacional que sua empresa realizou?

Pois então, o advogado especializado em comércio internacional age em duas frentes de atuação:

  • Preventiva: certificar que todas as normas e leis sejam cumpridas para o processo de entrada da mercadoria no país de destino. Também assegurar que a legislação brasileira é cumprida para evitar multas e prejuízos quando se importa mercadoria.
  • Resolutiva: às vezes erros acontecem e problemas legais podem prejudicar o andamento de um processo de exportação ou importação. É nesse contexto que o advogado também atua, visandoresolver a questão e garantir que não haja prejuízos para a empresa ou para o destinatário.

É importante destacar que, atualmente, com omercado cada dia mais globalizado, não somente empresas de grande porte participam de negociações internacionais. Pequenas empresas estão cada vez mais focadas em produtividade e lucro, e tais variáveis passam, muitas vezes, pela internacionalização.

Por isso a presença de um advogado especializado é tão importante. Se você quiser saber mais sobre o tema, entre em contato com escritórios com experiência em comércio internacional e tire suas dúvidas!

Fotos: por MundoAdvogados.com.br

Advogados
Linkedin
Escrito por

MundoAdvogados.com.br

Deixe seu comentário
4 Comentários
  • Indiara Ferreira da Silva

    Boa tarde Preciso de uma assessoria com mais informações sobre importação. Desde já agradeço.

  • Antônio Márcio sorver inovação loredo

    bom dia sou maratonIsta e pretendo abri uma loja de tênis importado da China tênis e todo materaial esportivo da marca arquila 361 gostaria de saber é está marca e permitida a entrada na alfangna do brasil

  • Tania Marzakll

    Estamos com problema com banco num processo de importação de maquina: FINIMP . Não conseguimos cumprir o pagamento de algumas . Financiamento em Euros .Estamos tentando entrar numa acordo a mais de 2 anos com banco em questão e cada vez a divida aumenta e não reconhecem o que já foi pago .Está judicializado de ambos os lados . Nos empresa entramos com Processo cobrando as irregularidades banco entrou contra empresa. Nosso advogado não é especializado > poderiam me indicar algum no Rio grande do Sul. è urgente. O dívida já foi quitada pelo banco no exterior e etão nos cobrando em Euros o saldo e mais outras irregularidades

  • Andre Amorim

    Boa tarde O escritório faz intermediações com pedras preciosas no exterior ou Brasil? Caso fazer , favor comunicar, pois tenho 1kg de Alexandritas brutas para vender. obrigado Andre Amorim

últimos artigos sobre dicas sobre advocacia