Black Friday: saiba se proteger das fraudes e compre sem susto
Quem não gosta de uma boa promoção para fazer aquela compra que tanto deseja? Confira a seguir os cuidados que você deve tomar na Black Friday para poder aproveitar os descontos reais.
Nada melhor do que comprar aquele item tão desejado e por um preço bem baratinho, não é? Para isso, existe atualmente uma data especial, que tem como objetivo levar aos consumidores promoções bastante atrativas em diversos tipos de ofertas.
Criada nos Estados Unidos, a Black Friday é considerada pelos americanos a principal data do comércio varejista. Seguindo o mesmo conceito de ofertas imperdíveis em produtos com grandes descontos, a Black Friday chegou ao Brasil com força total no ano de 2010. Porém, todo o cuidado é pouco se você não quiser ser enganado.
O dia da Black Friday está chegando e com ele também surgem as oportunidades de fraudes, em uma enxurrada de descontos que não existem. A seguir, vamos dar algumas dicas de como se proteger das falsas promoções.
1) Falsos descontos
Uma dica que pode ser óbvia, mas que muitas vezes com a empolgação do momento fica para trás, é comparar os preços antes de comprar. A necessidade de rapidez na compra para não perder determinado produto, pode fazer com que você pague mais por ele do que deveria.
Veja se realmente houve uma variação do preço original para o dia da promoção e se vale a pena, ou se é uma propaganda enganosa. Algumas empresas costumam aumentar o preço dos produtos alguns dias antes da Black Friday para que, com os descontos, você tenha a impressão de que está comprando um produto em promoção.
Cuidado também nas compras online, pois alguns sites colocam um cronômetro de validade dos descontos, para que você sinta ainda mais a urgência de comprar. O importante é manter a calma e não se sentir pressionado a comprar algo por impulso.
2) Confira a reputação das lojas
O fato de um estabelecimento estar aberto não quer dizer que ele seja confiável. Confira sempre a reputação da loja onde você pretende fazer a compra. Veja também se o local tem reclamações de clientes em casos de propaganda enganosa.
Alguns dados como o CNPJ, nome da empresa e endereço também ajudarão na busca em sites como da Receita Federal, para saber se a loja realmente existe. Em casos de compra online, alguns portais de proteção ao consumidor disponibilizam uma lista de sites que não são confiáveis.
3) Compras online
O que antes significava ter que enfrentar longas filas e uma espera antecipada na loja para garantir a compra daquele eletrodoméstico, eletrônico ou qualquer outro item tão sonhado, passou a invadir o mundo virtual.
Atualmente, as grandes liquidações não se resumem somente às compras físicas, mas também online. Na verdade, a primeira edição da Black Friday foi totalmente online, passando depois disso a ser praticada também nas lojas físicas.
Apesar da facilidade que temos em uma compra online e sem precisar sair de casa, um ponto negativo nesse processo é que aumenta ainda mais a oportunidade de fraude, prejudicando quem não está atento aos golpistas.
4) Cuidado com os links
Alguns cuidados podem evitar que você seja pego de surpresa em um golpe. Nunca clique em links desconhecidos ou suspeitos, isso pode evitar que você seja direcionado a falsas lojas online.
É bastante comum o envio de e-mails tipo spam, que parecem ser de estabelecimentos reais com chamadas para ofertas imperdíveis, mas que na verdade são links que servem como isca para que você informe os dados do seu cartão de crédito em sites de lojas que não são legítimas.
5) Utilize redes confiáveis para as compras online
Outra forma de evitar aborrecimentos, é não utilizar redes de wi-fi públicas, pois nelas os seus dados pessoais e de cartão de crédito poderão ser facilmente descobertos. Além de estar conectado a uma rede segura, é indicado navegar sempre por sites que estão também protegidos, que são aqueles que começam com https://. Isso vai garantir que os seus dados de pagamento estejam devidamente protegidos, de forma segura e confiável.
6) Guarde os comprovantes de compra
Para finalizar, guarde todos os comprovantes da sua compra. Se você fez uma compra física, indo até o estabelecimento, ou então preferiu a comodidade da compra online, tenha uma atenção especial com as notas fiscais, cupons de pagamento, códigos de confirmação e até mesmo os e-mails recebidos. No caso de alguma reclamação, isso servirá como prova de que a compra foi realizada.
Caso se sinta lesado em alguma compra nesta Black Friday, saiba que você pode contar com a assessoria de um advogado especializado para fazer valer seus direitos.
Fotos: MundoAdvogados.com.br