O que fazer em caso de clonagem de cartão
O consumidor tem direito à indenização por gastos realizados com cartão clonado. Saiba como proceder.
Por mais que muitas empresas estejam constantemente reforçando seus protocolos de segurança, infelizmente, não estamos livres de ter o cartão de crédito clonado durante uma compra ou transação financeira. A descoberta dessa fraude vem com a fatura do cartão, com cobranças indevidas, ou saques da conta.
Comprar com cartão tem suas vantagens, ainda mais com a facilidade das compras online. Ou seja, parar de usá-lo não é o mais viável. O que fazer, então, caso tenha o cartão de crédito clonado? Como se proteger para que isso não aconteça? Confira a seguir!
1) Avise a operadora do cartão sobre o ocorrido
O primeiro passo é contatar a operadora do cartão e solicitar o bloqueio. Informe também os gastos indevidos, datas e estabelecimentos em que as compras foram feitas. Com isso, a operadora poderá corrigir a fatura e enviar outra apenas com os gastos pertinentes. Caso a fatura incorreta já tenha sido paga, solicite o estorno. Você deve receber o valor em até 5 dias. É muito importante guardar o número do protocolo de atendimento fornecido pela operadora, caso haja algum problema com o bloqueio do cartão, correção da fatura ou estorno.
2) Registre um boletim de ocorrência
Não é obrigatório, mas com o boletim de ocorrência o consumidor tem a garantia de que seu caso foi informado e que ficará registrado. Com esse documento, é possível exigir seus direitos em caso de problemas com o cartão clonado. O boletim deve ser registrado em uma delegacia, informando com detalhes todas as cobranças indevidas e a comunicação à operadora do cartão.
3) Comunique ao Serasa
Esse passo também não é obrigatório, mas muito recomendado para evitar ficar com o nome sujo. O Serasa disponibiliza em seu site um formulário específico para esse tipo de comunicação, que deve ser preenchido pelo consumidor com todos os detalhes possíveis.
4) Se o problema não for resolvido, reclame
Se a operadora demorar ou se negar em resolver o problema, contate do Banco Central, Procon ou Juizado Especial Cível para abrir uma denúncia. É necessário ter em mãos todos os protocolos de atendimento fornecidos pela operadora do cartão.
5) Proteja-se
A clonagem de cartão pode ser feita de diferentes maneiras: compras pela internet (com ataques cibernéticos ou vírus no computador e celular) e máquinas de cartão e caixas eletrônicos (com equipados com programas que roubam dados). Sendo assim, é importante tomar cuidados básicos na hora de realizar compras online e transações financeiras:
- não compre em sites suspeitos
- mantenha sempre o antivírus do seu computador e celular atualizado
- não abra ou responda e-mails que solicitam seus dados bancários
- não informe seus dados a pessoas que dizem representar instituições financeiras ou lojas
- confira sua fatura do cartão e extrato bancário de maneira periódica, para identificar gastos e saques indevidos
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, está garantida a indenização por transações financeiras realizadas com cartão clonado. A operadora do cartão deve se responsabilizar por todos os danos ao consumidor, já que a clonagem é considerada uma falha no serviço da operadora.
Se você precisa de uma orientação jurídica sobre o tema, clique aqui e entre em contato com um profissional especializado.
Fotos: MundoAdvogados.com.br
Fizeram uma compra em São Paulo,com o cartão da minha tia,e a financeira do cartão está obrigando ela pagar,oque faço?
Clonaram o cartão de débito do meu filho. Foi retirado todo o dinheiro da conta. O Bradesco, mesmo com o BO, sendo apresentado, se nega a restituir o valor retirado. O que podemos fazer, já que não podemos arcar com esse prejuízo
excelente pelo trabalho e esclarecimento das dúvidas e nos orientar por quais procedimentos devemos fazer. muito grato.
Meu cartão foi clonado e foi realizado compras(passagens de ônibus entre Rio de Janeiro e Campinas- SP). Cancelei o cartão e a operadora cancelou as compras, Com isso simplesmente em certas empresas que utilizam o sistema da empresa prejudicada não aceitam que eu faça compras alegando ser o meu cartão de alto risco. Eu me sinto prejudicado. A vitima virou réu. O que faço?
Òtima orientação para que possamos se proteger desses golpe e esclarecerem a minha dúvida caso precise e que atitudes tomar. grato
Formidável o conhecimento de vocês e com certeza o esclarecimento de uma dúvida muito importante, Parabéns. Grato.
Recebi uma mensagem no meu celular informando sobre compras suspeitas com o meu cartão. Bloqueie o cartão via aplicativo e liguei para o banco informando e reiterando a necessidade de cancelamento e bloqueio das compras. O banco informou que iria verificar. Para minha surpresa o banco liberou o pagamento e não fez nenhum contato informando, e ao procurá-los me informaram que eu deveria pagar porque a compra foi feita com cartão com chip e senha.
Gostaria de saber se consigo saber quem utilizou se forma indevida meu cartão de crédito
Bom dia.Fizeram compras no meu cartão , sendo que não foi eu.Fizeram 2 compras a terceira o cartão não autorizou.Mesmo assim veio na minha fatura o valor para eu pagar.O que fazer.
Meu cartão da caixa foi clonado por 3 x e as outras duas vezes resolveram a última o cartão nem chegou em minha casa e foi clonado é gasto todo o limite e agora a caixa está me cobrando e mandou meu nome para o spc oq devo fazer?
Carregando...