O que fazer em caso de clonagem de cartão

O consumidor tem direito à indenização por gastos realizados com cartão clonado. Saiba como proceder.

29 MAR 2018 · Leitura: min.
O que fazer em caso de clonagem de cartão

Por mais que muitas empresas estejam constantemente reforçando seus protocolos de segurança, infelizmente, não estamos livres de ter o cartão de crédito clonado durante uma compra ou transação financeira. A descoberta dessa fraude vem com a fatura do cartão, com cobranças indevidas, ou saques da conta.

Comprar com cartão tem suas vantagens, ainda mais com a facilidade das compras online. Ou seja, parar de usá-lo não é o mais viável. O que fazer, então, caso tenha o cartão de crédito clonado? Como se proteger para que isso não aconteça? Confira a seguir!

1) Avise a operadora do cartão sobre o ocorrido

O primeiro passo é contatar a operadora do cartão e solicitar o bloqueio. Informe também os gastos indevidos, datas e estabelecimentos em que as compras foram feitas. Com isso, a operadora poderá corrigir a fatura e enviar outra apenas com os gastos pertinentes. Caso a fatura incorreta já tenha sido paga, solicite o estorno. Você deve receber o valor em até 5 dias. É muito importante guardar o número do protocolo de atendimento fornecido pela operadora, caso haja algum problema com o bloqueio do cartão, correção da fatura ou estorno.

2) Registre um boletim de ocorrência

Não é obrigatório, mas com o boletim de ocorrência o consumidor tem a garantia de que seu caso foi informado e que ficará registrado. Com esse documento, é possível exigir seus direitos em caso de problemas com o cartão clonado. O boletim deve ser registrado em uma delegacia, informando com detalhes todas as cobranças indevidas e a comunicação à operadora do cartão.

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3) Comunique ao Serasa

Esse passo também não é obrigatório, mas muito recomendado para evitar ficar com o nome sujo. O Serasa disponibiliza em seu site um formulário específico para esse tipo de comunicação, que deve ser preenchido pelo consumidor com todos os detalhes possíveis.

4) Se o problema não for resolvido, reclame

Se a operadora demorar ou se negar em resolver o problema, contate do Banco Central, Procon ou Juizado Especial Cível para abrir uma denúncia. É necessário ter em mãos todos os protocolos de atendimento fornecidos pela operadora do cartão.

5) Proteja-se

A clonagem de cartão pode ser feita de diferentes maneiras: compras pela internet (com ataques cibernéticos ou vírus no computador e celular) e máquinas de cartão e caixas eletrônicos (com equipados com programas que roubam dados). Sendo assim, é importante tomar cuidados básicos na hora de realizar compras online e transações financeiras:

  • não compre em sites suspeitos
  • mantenha sempre o antivírus do seu computador e celular atualizado
  • não abra ou responda e-mails que solicitam seus dados bancários
  • não informe seus dados a pessoas que dizem representar instituições financeiras ou lojas
  • confira sua fatura do cartão e extrato bancário de maneira periódica, para identificar gastos e saques indevidos

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, está garantida a indenização por transações financeiras realizadas com cartão clonado. A operadora do cartão deve se responsabilizar por todos os danos ao consumidor, já que a clonagem é considerada uma falha no serviço da operadora.

Se você precisa de uma orientação jurídica sobre o tema, clique aqui e entre em contato com um profissional especializado.

Fotos: MundoAdvogados.com.br

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29 Comentários
  • Ana paula crisostomo dos santos

    Fizeram uma compra em São Paulo,com o cartão da minha tia,e a financeira do cartão está obrigando ela pagar,oque faço?

  • Rosangela Brazil

    Clonaram o cartão de débito do meu filho. Foi retirado todo o dinheiro da conta. O Bradesco, mesmo com o BO, sendo apresentado, se nega a restituir o valor retirado. O que podemos fazer, já que não podemos arcar com esse prejuízo

  • LUIS PINTO

    excelente pelo trabalho e esclarecimento das dúvidas e nos orientar por quais procedimentos devemos fazer. muito grato.

  • nestor neves

    Meu cartão foi clonado e foi realizado compras(passagens de ônibus entre Rio de Janeiro e Campinas- SP). Cancelei o cartão e a operadora cancelou as compras, Com isso simplesmente em certas empresas que utilizam o sistema da empresa prejudicada não aceitam que eu faça compras alegando ser o meu cartão de alto risco. Eu me sinto prejudicado. A vitima virou réu. O que faço?

  • LUIS PINTO

    Òtima orientação para que possamos se proteger desses golpe e esclarecerem a minha dúvida caso precise e que atitudes tomar. grato

  • LUIS PINTO

    Formidável o conhecimento de vocês e com certeza o esclarecimento de uma dúvida muito importante, Parabéns. Grato.

  • Raimundo

    Recebi uma mensagem no meu celular informando sobre compras suspeitas com o meu cartão. Bloqueie o cartão via aplicativo e liguei para o banco informando e reiterando a necessidade de cancelamento e bloqueio das compras. O banco informou que iria verificar. Para minha surpresa o banco liberou o pagamento e não fez nenhum contato informando, e ao procurá-los me informaram que eu deveria pagar porque a compra foi feita com cartão com chip e senha.

  • Paulo Fernando

    Gostaria de saber se consigo saber quem utilizou se forma indevida meu cartão de crédito

  • Alda Ramos

    Bom dia.Fizeram compras no meu cartão , sendo que não foi eu.Fizeram 2 compras a terceira o cartão não autorizou.Mesmo assim veio na minha fatura o valor para eu pagar.O que fazer.

  • Silvana cibele

    Meu cartão da caixa foi clonado por 3 x e as outras duas vezes resolveram a última o cartão nem chegou em minha casa e foi clonado é gasto todo o limite e agora a caixa está me cobrando e mandou meu nome para o spc oq devo fazer?


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