Revisional de juros bancários
O Brasil tem a maior taxa de juros do mundo, alem disto cobram despesas, encargos e outros valores que multiplicam a dívida. Assim se pede a anulação da dívida e volta de dinheiro.
Diariamente atendemos pessoas que devem para bancos, financeiras, administradoras de cartões de crédito e empresas similares. As dívidas e dúvidas são sempre as mesmas, se vale a pena questionar estes juros, se eles estão elevados, se o melhor e vender um bem e quitar tudo ou quais alternativas possuem.
Nós dividimos as revisionais em setores, e eles são muitos, então fica difícil falar de todos detalhadamente, mas podemos mencionar alguns.
A revisional de veículos fica em primeiro lugar a mais procurada, onde ofertamos como depósito metade do valor constante no carnê e pedimos que o nome não vá ao SPC, nem Serasa e que a pessoa não sofra busca e apreensão. Esta ação existe desde a década de 80 e se mostra viável na medida em que os bancos não tratam seus clientes como pessoas, mas só como números; e durante o processo fazem atrocidades que viram dano moral e outras indenizações.
A revisional de cartão entendo ser a mais aplicável, porque as administradoras de cartão não têm moral alguma ao cobrar juros que chegam acima de 2% ao mês tranquilamente, nem se fale em casos de juros de 130% ao ano. É uma fábrica de abusos, um terror, algo que se fosse em outro país não existiria assim, estariam todos presos.
Existe ainda uma série de revisionais, aquelas que pedem que cesse o desconto em folha de pagamento seja de trabalhador da iniciativa privada, de funcionário publico ou pessoa com algum vínculo a previdência social ou similar. Aqui também tem sido comum a prática abusiva de juros e taxas que resultam em grande parte vitoria no judiciário para que cessem tais descontos.
Prestação da casa própria, esta tem sido a mais comedida, com o aperfeiçoamento dos contratos, os juros reduziram de forma significativa, tendo sido vitorioso o consumidor que hoje possui uma gama de juros flexíveis e baixos, a maioria dos casos que surgem são em decorrência do atraso de parcelas e a negativa do agente financeiro em recebê-las de forma parcelada.
As revisionais de juros tem índice de acerto de mais ou menos 90%, talvez porque os estudos que a antecedem já permitem verificar no contrato se existiu ou não praticas abusivas de juros e a melhor forma de equacionar tal.
Nosso entendimento é o de que quanto mais pessoas procurarem a Justiça para se rebelarem contra os juros mais oportunidades terão e mais será valorizado o direito do cidadão.
Foto: por ferax (Flickr)