Quais os principais problemas com o setor de telefonia?
O setor de telefonia foi o que mais recebeu denúncias de problemas com prestação de serviços em 2015. Saiba o que fazer se você também é um dos consumidores que se sente lesado.
Em um cotidiano cada dia mais conectado, viver sem telefone chega a ser algo impensável. Aliás, não são raros os casos de pessoas que possuem mais de uma linha de celular, por exemplo. Em grande parte das situações, isso ocorre com o intuito de economizar nas tarifas na hora de ligar para números de outras operadoras.
Quando somados os serviços oferecidos pelas telefonias móvel e fixa, o consumidor se depara com uma enorme quantidade de opções, planos e "promessas". No entanto, ao assinar o contrato e começar a utilizar o que comprou, não é raro o consumidor se deparar com uma lista questões que dão dor de cabeça e problemas que pesam no bolso.
Isso explica o fato de o setor de telefonia liderar o ranking de reclamações no Brasil em 2015. Conforme dados da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Cidadania (Senacon), a telefonia celular foi responsável por 13,4% de todas as denúncias realizadas, com 338 mil casos. Já a telefonia fixa chegou a 9,5%, com 241 mil. Somados os dados, o setor de telefonia no Brasil concentra 22,9% de todas as reclamações de maus serviços prestados.
Quais são os problemas de telefonia mais recorrentes?
O consumidor busca se comunicar e é o que espera ao contratar um serviço de telefonia. No entanto, nem sempre ele consegue, por problemas com cobertura. Além do mais, a deficiência na prestação de outros serviços aparece entre as reclamações mais comuns:
Telefonia móvel
- Cobrança indevida: trata-se de um dos problemas mais recorrentes e que pega o consumidor de surpresa na hora da fatura. São taxas abusivas ao receber uma ligação fora da área de cobertura, cobrança de serviços não contratados e, principalmente, altas tarifas de internet móvel.
- Sinal de baixa qualidade: a falta de cobertura é uma das principais reclamações, especialmente quando se trata de internet móvel. Além disso, mesmo quando ela existe, clientes reclamamda lentidão do serviço.
- Propaganda enganosa: muitos consumidores se sentem enganados ao começar a usar os serviços que acabaram de comprar. Percebem que as tarifas adicionais não foram explicadas claramente. Também percebem que a velocidade de internet nem de longe chega a que foi contratada.
- Qualidade do atendimento: o que deveria ser uma facilidade, em muitas ocasiões é uma das principais dificuldades. Ligar para um call center de uma empresa de telefonia em busca de solução pode exigir muita paciência do consumidor. O longo tempo de espera e as transferências entre atendentes e setores nem sempre terminam com a solução buscada.
Telefonia fixa
As reclamações são praticamente as mesmas das listadas na telefonia móvel, com particularidades ligadas aos serviços de internet e TV a cabo. Problemas como demora na instalação e/ou manutenção, planos que não cumprem o prometido, além de problemas com a qualidade de sinal, quantidade de canais e tarifas.
O que fazer em caso de problemas?
O primeiro passo continua sendo entrar em contato com a empresa de telefonia para tentar solucionar o problema. É importante que a pessoa guarde todos os documentos, recibos de pagamento e protocolos de reclamação.
Caso não haja solução, o consumidor que se sentir lesado também pode procurar uma agência do Procon e formalizar uma denúncia. Se necessário, também pode optar por procurar o assessoramento de um advogado da área de direito do consumidor, por ser especializado em casos de telefonia.
Fotos: por MundoAdvogados.com.br
corte indevido de telefone