Quais os principais problemas com os bancos?

Juros abusivos e falta de clareza com relação a taxas e serviços estão entre os principais problemas enfrentados pelos consumidores junto a bancos.

2 JAN 2017 · Leitura: min.
Quais os principais problemas com os bancos?

Ter uma conta em um banco tem se tornado a cada dia que passa mais imprescindível. Fazer pagamentos, compras ou receber salários, por exemplo, estão entre as atividades mais realizadas. Porém, você sabe quanto paga por uma transação ou quais são os juros se atrasar o pagamento da fatura do cartão de crédito?

Segundo advogados da área do direito do consumidor, o primeiro problema encontrado é a falta de informação oferecida pelos bancos, o que começa já na abertura da conta. Nem todas as instituições oferecem os pacotes mais econômicos ou deixam claras quais são as tarifas dos serviços utilizados pelo consumidor. Isso faz com que, na maioria dos casos, o cliente só descubra quando se depara com alguma surpresa inesperada.

Abaixo listamos os principais problemas relatados por consumidores em relação a serviços bancários. Os dados são do Banco Central (2016).

  • Problema de informação: trata-se da falta de clareza por parte dos bancos na hora de assinar contratos. Devido a isso, alguns consumidores acabam se deparando com taxas acima das expectativas, ou com a cobrança de serviços que pelos quais não tinha interesse, como cheque especial, cartão de crédito adicional ou limites adicionais de conta.
  • Falta de segurança nas operações com cartão: isso tanto em relação ao cartão de crédito, como o de débito. Consumidores relatam a falta de confiança e de segurança quanto ao uso dos cartões em compras físicas ou online, além do uso no caixa eletrônico. Consumidores acreditam que não há o sigilo necessário.
  • Altas taxas de juros: esse problema se refere principalmente a parcelas de empréstimos e financiamentos. O juro abusivo também é uma reclamação de consumidores sobre o pagamento de cartão de crédito em atraso.
  • Débito sem autorização: outro ponto de reclamação é a realização de débitos de serviços em conta sem a devida autorização, como pagamentos de faturas, por exemplo.
  • Cobrança de serviços não contratados: a cobrança irregular de tarifa por serviços não contratados é outro líder de reclamação de consumidores, como em casos de administração de contas.shutterstock-538989430.jpg

Como evitar futuras dores de cabeça?

Antes de mais nada é preciso saber quais serão os serviços bancários que necessitará e, assim, pesquisar pelo pacote bancário que seja mais adequado às necessidades diárias. É preciso fazer uma autoavaliação do perfil.

Durante o processo de abertura da conta, é importante que a pessoa exija clareza sobre as taxas de saque, cheque, movimentação e, principalmente, cartão de crédito. É normal que bancos ofereçam cheque especial, limite maior e outros serviços. Se não interessar, o cliente pode recusar. Do contrário, é importante pedir informações sobre as vantagens e, principalmente, sobre desvantagens.

O mesmo ocorre ao se pedir um empréstimo ou se realizar financiamento. Juros abusivos por atraso de pagamento são reclamações constantes de usuários.

E como reclamar de problemas?

Profissionais explicam que o primeiro passo é relatar o problema por escrito e guardar o comprovante de recebimento da reclamação por parte do banco, que geralmente trata-se de um número protocolo. Esse número também é disponibilizado quando o consumidor reclama por internet ou telefone.

Caso a questão persista, o consumidor pode registrar o problema na Agência de Proteção e Defesa do Consumidor, o Procon. Também pode entrar com uma ação contra o banco no Juizado Especial de Pequenas Causas (Jec).

Além disso, é importante que a pessoa busque assessoramento de um advogado que seja especializado em causas relacionadas à bancos. O profissional buscará os melhores caminhos para evitar que questão se torne uma 'bola de neve' e analisará se o cliente ainda pode ser indenizado pela instituição em caso de erros, abusos e danos morais.

Fotos: por MundoAdvogados.com.br

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1 Comentários
  • Maria Creusa R. Minetto

    Sou funcionária pública do Estado de São Paulo e tenho dois empréstimos com o Bco do Brasil. Sendo um consignado e outro desconto em conta corrente. O empréstimo emi conta corrente açon teceu há quatro anos atrás. Foi uma proposta feita por telefone que omitiu informações verdadeiras, como a de ultrapassar os 30 por cento de desconto. Tive que entrar como ação judicial. Agora todo ganho em folha complementar estão descontando. A ação judicial ficou estabelecido trinta e cinco por cento ser descontado. Ficando assim: 50 por cento de um empréstimo e 50 do outro. Isso não está sendo cumprido , os valores que caem em conta eles tiram tudo. Por favor preciso de orientação .

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