As áreas da advocacia que estão em alta

Para saber quais são as áreas mais promissoras da advocacia, é necessário entender as mudanças do mercado e as oportunidades de atuação.

26 JUL 2018 · Leitura: min.
As áreas da advocacia que estão em alta

A área do Direito é uma das mais abrangentes e pode ser complicado para os profissionais de advocacia optarem por um ramo de atuação. Para isso, é preciso ficar de olho nas oportunidades apresentadas pelo mercado.

Mudanças na legislação, no cenário político-econômico e nas formas de consumo, fazem com que novas áreas de Direito sejam criadas, ou então, colocam em voga ramos que não eram tão explorados. Veja a seguir quais áreas da advocacia estão em alta e o motivo.

Direito trabalhista

A área trabalhista já é conhecida. Ela é sempre requisitada pelas empresas ou por trabalhadores, no entanto, atualmente, tem uma alta importante. Isso devido à recente reforma trabalhista, que faz com os profissionais sejam ainda mais procurados para fornecer orientação ao empregador.

O advogado que deseja seguir essa área, ou que já atua com direito trabalhista, precisa ter sólido conhecimento das leis do trabalho, com ênfase nos pontos alterados pela recente reforma.

Direito digital

Trata-se de uma área que pode ser considerada nova, tanto que alguns pontos ainda estão descobertos pela legislação e outros que acabam de ser regulamentados. Aumento na compra e venda pela Internet, no uso de redes sociais e no acesso a serviços de forma digital, são alguns dos comportamentos que fazem com que essa área do direito tenha uma ascensão significativa.

O profissional deve estar preparado para atuar com casos de direitos autorais, confidencialidade, uso de dados, crimes contra a honra, entre outros pontos.

Direito eleitoral

A época eleitoral coloca essa área do direito ainda mais em voga. Novas leis no cenário político fazem com que partidos e candidatos busquem a orientação de advogados especializados. A jornada começa ainda antes das eleições, assessorando o candidato para que seus atos estejam de acordo com a lei e ajudando na resolução de pendências para a disputa eleitoral. O trabalho do advogado continua depois das eleições, na defesa de processos e na manutenção da imagem correta do político.

O profissional deve entender a legislação eleitoral, conhecer o ramo político e estar por dentro das novas leis, como a Ficha Limpa.

shutterstock-601766393.jpg

Direito tributário

O atual cenário econômico coloca o advogado tributário como uma das principais peças das empresas. O profissional atua tanto com a consultoria como com o acompanhamento de processos, levando a cabo atividades como planejamento, controle, atendimento à fiscalização e ainda solução para dívidas de impostos.

A área tributária é extremamente importante para as empresas, pois, se não for atendida corretamente, pode gerar grandes prejuízos para a companhia.

Compliance

Também considerada uma área nova, a compliance está cada vez mais em alta, já que as empresas estão preferindo designar profissionais para prevenir questões jurídicas, em vez de ter que lutar nos tribunais para o ganho de causas.

O advogado que atua na área de compliance é responsável, em resumo, por garantir que a empresa atue dentro das leis e regulamentos externos e internos, buscando as melhorias necessárias para que isso aconteça. O profissional realiza auditorias periódicas, fiscalizações contábeis, monitoramento das medidas adotadas sobre a segurança de informação, prevenção de fraudes, entre outras atividades.

Agora que você já sabe quais áreas da advocacia estão em alta, basta verificar qual se encaixa no seu perfil, buscar o conhecimento necessário para executar as atividades e se destacar no mercado.

Fotos:MundoAdvogados.com.br

Advogados
Linkedin
Escrito por

MundoAdvogados.com.br

Deixe seu comentário

últimos artigos sobre atualidades sobre advocacia