O que é a eutanásia e por que no Brasil ela é proibida

Trata-se de um tema delicado, mas importante de ser debatido, já que o que está em pauta é o direito de se decidir como enfrentar o fim da vida.

11 MAI 2018 · Leitura: min.
O que é a eutanásia e por que no Brasil ela é proibida

Por mais que ainda seja considerada um tabu, a eutanásia sempre esteve em discussão. O tema gera opiniões controversas, quase polêmicas. No entanto, seu debate é importante, já que o que está em questão são os direitos do ser humano: direito à vida ou direito à morte.

O termo eutanásia significa antecipar a morte de um paciente, que se encontra em uma situação clínica incurável e de sofrimento. Uma variação da eutanásia é a ortotanásia. Nesse caso, não existe uma intervenção médica a pacientes terminais que dependem de aparelhos e medicamentos para sobreviver. Por exemplo, não praticar a reanimação cardíaca ou deixar de administrar certo medicamento.

Essas duas situações são diferentes do chamado suicídio assistido, em que uma pessoa oferece recursos para que o próprio paciente termine com o seu sofrimento, tirando a sua vida.

Opiniões divergentes sobre a eutanásia

Quem é a favor da eutanásia, argumenta que a prática é positiva e que prolongar a vida de um paciente terminal é prolongar seu sofrimento. Também se defende que a pessoa que está em situação incurável deve ter o direito de decidir sobre a sua vida e, principalmente, sobre antecipar a sua morte para que seja mais humana.

Quem é contra, alega que a eutanásia nada mais é que tirar a vida de alguém, não se diferenciando de um assassinato. Também se comenta que o paciente em estado terminal não estaria em condições emocionais de tomar uma decisão tão importante. Entra, ainda, em questão a ética dos profissionais de medicina, que deveriam utilizar todos os recursos possíveis para fazer com que o paciente viva.

shutterstock-739960927.jpg

A eutanásia no Brasil e em outros países

A Holanda e a Bélgica são os únicos países em que a eutanásia é considerada legal e é permitida de forma expressa. Porém, para que a prática aconteça, é imprescindível que o paciente seja diagnosticado com uma doença incurável, com dores insuportáveis e sem chances de melhora. É necessário o parecer de um segundo médico e o paciente precisa tomar a decisão sobre a realização da eutanásia ainda lúcido.

A Suíça é outro país que concede ao paciente o direito de escolher entre a morte ou a sobrevida. Não há uma lei sobre a eutanásia no país, mas a prática é reconhecida pela corte federal. Inclusive, há empresas locais que colocam fim à vida "de forma digna e indolor".

Na América Latina, o Uruguai tolera a eutanásia, porém, segundo cada caso, sendo que a análise é feita por um juiz. No país, existe a possibilidade de cancelar a pena quando o homicídio é feito em função de pedidos insistentes do paciente e considerando o seu histórico de vida.

Já no Brasil, a eutanásia é enquadrada como homicídio, podendo ainda ser tipificada como auxílio ao suicídio no caso do paciente solicitar ajuda para terminar com sua vida. Pode haver uma diminuição na pena ao homicídio privilegiado, quando o ato acontece sob domínio de violenta emoção ou por valor social ou moral. Desde o ponto de vista da ética médica, a eutanásia é uma prática antiética. No entanto, o Conselho Federal de Medicina aceita a prática da ortotanásia desde 2010.

Não há dúvidas de que o tema é complexo e que envolve valores morais, ética e emoção, além de muitos colocarem também em pauta a questão religiosa. Há vários pontos de vista a serem analisados e, infelizmente, ninguém está livre de passar pelo ponto que gera tanto debate: o sofrimento humano.

Fotos: MundoAdvogados.com.br

Advogados
Linkedin
Escrito por

MundoAdvogados.com.br

Deixe seu comentário
10 Comentários
  • Lummertz

    Sou Cristão e imagine se eu ou um parente ficar numa cama vegetando por anos sem cura? Eu sendo cristão faria minhas orações para Deus me levar logo, e digo sem medo que se houvesse um documento que eu pode se deixar assinado autorizando a minha própria eutanásia eu deixaria. E creio no perdão de Jesus. Pois sei de minha fé e do Deus pai que tenho. Imagina a situação de Michael Schumaker que a anos está lá vegetando, Certamente se ele é cristão aceitou Jesus como único e suficiente salvador e deixou um documento assinado autorizando sua eutanásia no caso de fica vegetando por um ou dois anos, certamente qualquer pessoas vai preferir descansar, Deus Abençoe a todos, Amém!

  • Maria vera palmeira

    Totalmente contra quem tem direito de tirar a vida de uma pessoa Deus só mente ele e mais ninguém . Quem faz esse tipo de atrocidade vai presta conta com o todo poderoso Jesus.

  • paulo mendes

    Acho que nessa discussão é dada mais atenção a leis e crenças do que deviriam, é só uma questão de livre arbítrio.

  • Iara Cinthia

    Não era para esisti autanasia Enem. O paraíso do suicídio eu odiei saber disso

  • Francisco JacoB Ferreira

    No meu entender de leigo, a eutanásia ou o quê ela representa, da o entender olhando pelo lado cristão e moral, que é um suicídio ou um assassinado regulamentado pelas Leis de cada lugar.

  • Alencar da cruz de brito

    em quanto a vida ha esperança, só deus é dono da mesma, por tanto a decisão é dele e ponto final

  • Flávio Celestino

    bom dia! Estou me formando em direito e provavelmente este será o o tema do meu TCC. Além de ser um assunto interessante, vejo também a possibilidade de meu desenvolvimento pessoal sobre o assunto.

  • Álvaro Guinther do Amaral

    Eu não sei porque isso se a pessoa não quer mais qual o problema a vida é da Pessoa e não das outras

  • Jair da roz

    As decisões desse tipo não passa por opiniões populares , por isso considero abusivo a decisão de órgãos jurídicos ou políticos.

  • Yasmim I. Silva

    No Brasil é proibida, mas caso entremos na justiça com um pedido. séria possível?

últimos artigos sobre atualidades sobre advocacia