5 problemas no pagamento da pensão aos filhos
Conheça os cinco conflitos mais recorrentes quando o assunto é pagamento de pensão. Veja o que dizem os especialistas em cada um dos casos.
Quando um casal com filhos se divorcia, o relacionamento entre os dois não acaba aí. A atenção e os cuidados demandados pelas crianças fazem com que o contato e as obrigações compartilhadas persistam. Ambos seguem responsáveis pela educação, saúde e lazer dos filhos e precisam estar em contato para decidir os melhores rumos na criação.
No entanto, nem sempre os processos ocorrem tranquilamente como deveriam. Um ponto especialmente conflituoso é o pagamento da pensão. Atrasos, valor insuficiente, divergências sobre como deve ser utilizada a pensão... São inúmeros os problemas que surgem quando o tema é a situação financeira da criança. Listamos a seguir cinco dos problemas mais recorrentes e conversamos com especialistas. Confira como resolver cada caso.
1) Não tenho mais condições de pagar a mesma pensão. Posso diminuí-la?
Segundo o advogado Flávio Campos de Oliveira, é possível entrar com pedido para reduzir ou aumentar o valor que está pagando de pensão a qualquer momento. Caso haja uma queda nos rendimentos do responsável, ele pode pedir revisão do valor acordado, já que a pensão leva em consideração também a capacidade financeira do pai ou da mãe.
"A prestação alimentícia é pautada no binômio possibilidade x necessidade, ou seja, deve ser prestado de acordo com a necessidade do alimentado e também com base na possibilidade do alimentante", explica a equipe do escritório Bozgazi & Bozgazi.
2) A pensão é paga sempre com atraso e, às vezes, nem vem… O que posso fazer?
Quando há atraso ou não pagamento da pensão e o diálogo não resolve, deve-se acionar a Justiça. Segundo a advogada Carla Cassavia, isto pode ser feito imediatamente:
"A obrigação de prestar alimentos é mensal, sendo possível cobrar desde o primeiro atraso, não sendo necessário, portanto, aguardar o atraso de três meses para se requerer na Justiça o pagamento destes".
É importante ressaltar que o atraso ou não pagamento não afeta o direito da criança conviver com o pai ou a mãe, que não está cumprindo sua obrigação.
3) Acho que a pensão não é utilizada com a criança. Posso pedir comprovante dos gastos?
Ainda que haja o direito de fiscalizar e acompanhar a forma de criação do filho, não existe uma lei específica que preveja a prestação de contas e o detentor da guarda não tem, a princípio, obrigação de comprovar os gastos. No entanto, se houver suspeitas de que a pensão não está sendo devidamente utilizada, é possível atuar:
"Há como pedir em juízo a prestação de contas por parte da mãe (ou do pai) para saber se o dinheiro está mesmo sendo usado em favor da criança", explica o advogado Adriano Martins de Souza.
4) Perdi o emprego. Como fica a pensão?
O fato de estar desempregado não exime a responsabilidade pelo pagamento da pensão, no entanto, ela pode ter o valor reduzido. Geralmente, para casos de desemprego, os juízes estipulam um percentual sobre o salário mínimo como pensão. Segundo a equipe da Advocacia Ponte Ponte, o valor deve ser depositado normalmente todos os meses, até que o pai se encontre novamente empregado.
"Além disso, os filhos têm direito sobre as verbas rescisórias. O acesso a estes valores não dá o direito ao pai de não pagar a pensão até que esteja novamente empregado", explica a equipe.
5) A pensão sempre vem num valor menor que o estipulado.
Mesmo diante de uma decisão judicial e de uma obrigação legal, pode acontecer de o responsável pela pensão não cumprir suas obrigações. Quando o pagamento da pensão vem em valor menor do que o acordado, o caminho é voltar à Justiça com uma ação de execução da diferença da pensão.
"Se o responsável trabalha com carteira assinada, é possível pedir no mesmo processo que seja oficiada a empresa em que ele trabalha para descontar a pensão diretamente do salário dele, com o valor já estipulado em juízo. Assim, se evita que o problema se repita no futuro", explica a advogada Zelma Santana.
Fotos (ordem de aparição): André Delhaye (Flickr) e Tumisu
Obrigada a todos os profissionais de direito por aceitarem o meu comentário. Já li todos e percebi. Os melhores cumprimentos. Luís Paiva
sou separada tenho uma filha me mudei de cidade o pai de minha filha não liga pra ela nem paga a pensão ele falou que eu tenho obrigação de manda a criança ligar pra ele e que eu tenho que leva a criança pra passa final de semana com ele só que a criança já tem 12 anos e ela fala que não quer eu tenho essa obrigação de tá ligando e levar a criança pra ele ver ?
O pai do meu filho deve 4 anos de pensão atrasada. No momento meu filho está com ele a 2 anos. A pensão atrasada é suspensa ou continua devendo mesmo a criança com ele?
Tenho poblema de coluna trabalho de pedreiero nao consigo entra numa empresa trabalho de bico o tratamento soa caro medicane as veses nao dar pra mandar o valor combinado . pela lei tenho direito de dinuir a pençao .
Me sentir pressionando a paga um valor de pensão que não tenho condição!no dia da conciliação arrumei uma advogada que praticamente foi a favor da mãe sendo assim tive que paga um valor alto por não sabe me defender sozinho!e agora o que posso fazer?
Meu ex deposita a pensão sempre em atraso, e agora ele deposita menos, pois alega que nossa filha ainda de menor decidiu fugir, pra morar com o namorado , eu não concordei já ele aceitou. desde então ele tem pago um valor menor, isso pode acontecer?
Minha filha nao wuer entrar na justica pedindo pensao para minha neta devido ameaças do pai de tomar a criança ambas moram comigo e sou eu q trato das duas mãe e filhas. Gostaria de saber se eu posso entrar com o pedido da pensão para minha neta.
Preciso saber oque fazer guando a pessoa deve pensão e está com ordem de prisão. Oque ela deve fazer guando quer regularizar a situação
e complicado mas minha ex levou meu filho pra outro estado e agora pedi pensão sempre mas tenho condicoes de criar meu filho e outra se eu aceita paga a pensao eu vou esta confessando que bati nela e agredi ela so que nao fiz isso se eu aceita eu vou esta confessando uma coisa que nao fiz
Eu fui traida tiha 21 ano juntos nao eramos casados.temos dois filhos ele me xingava me acusava de ter outro na realidade ele que ja tinha.o que fazer quero todos os direitos possiveis
Carregando...