Disputa internacional sobre a guarda dos filhos: o que diz a lei brasileira
No artigo, explicamos o que é esse processo de guarda e o que se deve ser feito para atuar dentro da legislação.
Um processo de separação pode vir a ser bastante difícil dependendo da situação que causa o divórcio. Quando o casal que se separa tem filhos e cada cônjuge passa a viver em um país diferente, a questão fica mais complicada ainda.
A disputa internacional sobre a guarda dos filhos é um procedimento bastante comum nos dia de hoje, mas não deixa de ter as suas dificuldades. Além do aspecto emocional, que envolve toda a exposição que se possa imaginar em relação à vida pessoal do casal, essa briga judicial tem as suas particularidades jurídicas e regras que deverão ser cumpridas. Mas como funciona a disputa internacional sobre a guarda dos filhos e o que diz a lei brasileira sobre o assunto? Veja a seguir.
O que é a disputa internacional sobre a guarda dos filhos?
Hoje em dia é muito comum o casamento ou a união estável entre pessoas de diferentes nacionalidades, que deixam o seu país de origem para ir atrás de seus sonhos. Quando essa união não funciona como o imaginado, às vezes, a pessoa se vê obrigada a voltar ao seu país de origem. Em algumas situações, o casal já tem filhos desse casamento e o mais difícil vem na sequência da decisão de se separar: saber quem terá a guarda da criança.
Há casos em que o casal não consegue chegar a um consenso, o que é habitual nas separações conflituosas, os chamados divórcios litigiosos. A partir daí, se dá início a um processo complicado, chamado disputa internacional sobre a guarda dos filhos, que contempla também a questão da guarda dos filhos, uma decisão tomada pelo juiz.
Como funciona a lei nesses casos? Como saber qual país vai julgar o processo?
Em uma disputa internacional sobre a guarda dos filhos, cada caso é analisado levando em consideração os fatores necessários para a tomada de decisões, exatamente como seria feito em um processo de guarda em divórcios comuns. É decidido quem vai ficar com a criança ou adolescente e definido como será concedido o direito de visita.
Mas há também outras situações que fazem parte das particularidades quando a disputa envolve cônjuges estrangeiros. Como saber qual o país responsável por julgar todo o processo? Não será julgado pelo país de nacionalidade de um cônjuge ou outro, nem pelo país onde foi celebrado o casamento. O critério de escolha será o local de residência habitual da criança, ou seja, o país onde ela mora.
No caso de um filho que nasceu no exterior e veio morar no Brasil, o processo de guarda internacional será regido pela legislação brasileira. Quando o filho nasce no Brasil e o casal vai morar no exterior, a análise da concessão da guarda terá como base a lei do país onde a criança está vivendo.
O que acontece ao tirar a criança do país sem autorização do companheiro?
Muitas pessoas que foram morar no exterior por motivo de casamento, quando resolvem se separar já começam a tomar decisões a respeito da sua nova vida. Talvez uma das primeiras coisas que pensam é se vão continuar morando no país onde residem atualmente, se voltam para o seu país de origem ou se começam uma nova vida em um novo lugar.
Com a decisão da separação, uma mãe ou um pai pode resolver tirar o seu filho do país onde está morando e levar para o seu país de origem, ou para outro qualquer que decidiu viver. Porém, fazendo isso sem o consentimento do seu cônjuge, o caso é considerado como grave e a pessoa pode perder o direito a ter a guarda do filho.
A disputa internacional sobre a guarda dos filhos é delicad e burocrática, sendo fundamental a assessoria de um advogado em todo o processo. Conte com um profissional especializado para ajudar nessa questão clicando aqui.
Fotos: MundoAdvogados.com.br
Minha ex esposa é estrangeira temos um filho ela saiu de casa levou embora continua no brasil eu como pai posso pwdir aguarda pq ela nao tem ninguém no brasil?
Tenho autorização do pai das minhas filhas desejo morar no Japão preciso da autorização do juiz sendo que ele assinou autorização