Entenda como a pensão alimentícia é reajustada
O pedido pode ser feito tanto por quem paga como por quem recebe a pensão, solicitando um valor maior, menor ou, até mesmo, o cancelamento do que foi estipulado.
A pensão alimentícia é o direito que uma pessoa tem de receber de outra o pagamento de um valor mensal para o seu sustento. Esse valor é acordado judicialmente e é solicitado, principalmente, para a garantia da alimentação dos filhos, em casos de divórcio.
O pagamento de uma pensão alimentícia também pode ser pedido por um ex-cônjuge ou pelos pais, nos casos em que a pessoa está incapacitada de conseguir o seu próprio sustento. Em algumas situações, é possível entrar com pedido de pensão alimentícia temporária, até que a capacidade de sustento seja reestabelecida. Mas esse valor deve ser reajustado com o passar do tempo? Como você pode saber se tem direito a pedir um reajuste? A seguir, vamos esclarecer essas dúvidas.
Como o valor da pensão alimentícia é calculado?
A pensão alimentícia deve ser paga mensalmente, e não tem um valor fixo. É o juiz quem vai determinar a quantia, dependendo de cada caso. O valor é calculado levando em consideração a renda da pessoa que deverá fazer o pagamento, sem que o seu sustento seja prejudicado. Quem paga a pensão, tem a obrigação de custear o necessário para suprir cuidados, principalmente, com a alimentação, saúde e também educação, quando for o caso.
A quantia devida, normalmente, é descontada da folha de pagamento de quem vai pagar a pensão alimentícia. Também pode ser depositada para a pessoa interessada ou, então, ser paga diretamente aos locais de fornecimento da alimentação e de outros produtos de primeira necessidade.
Quando a pensão alimentícia pode ser ajustada?
O aumento ou redução do valor da pensão alimentícia só poderá ser feito com uma autorização judicial, ou seja, será novamente o juiz quem vai analisar e decidir se deve ser feita a alteração na quantia que está sendo paga no momento.
- Aumento da pensão alimentícia
- Nos casos em que o valor recebido pela pessoa beneficiada está sendo insuficiente para cobrir seus gastos com necessidade básica, poderá ser solicitado o reajuste da pensão alimentícia, aumentando a quantia recebida.
- O aumento da pensão alimentícia também pode ser pedido quando a pessoa que efetua o pagamento recebe um aumento de salário, passando a receber mais. Nesses casos, será analisado se o valor da pensão pode ser reajustado para uma quantia maior.
- Redução ou cancelamento da pensão alimentícia
- O pagador da pensão alimentícia pode solicitar uma redução da quantia a ser paga quando passa a receber um salário menor e não consegue manter o pagamento da pensão com o valor atual.
- Quando o recebimento do benefício é autorizado a um ex-cônjuge em casos de divórcio e depois fica comprovada a sua culpa pela separação, seja por violência doméstica, moral, desrespeito ou adultério, o pagador pode solicitar o cancelamento da pensão alimentícia. Perde-se também esse direito quando a pessoa que está recebendo a pensão alimentícia se casa outra vez.
Como solicitar o ajuste da pensão alimentícia?
Para o aumento do valor da pensão alimentícia, a pessoa interessada deverá entrar com um pedido de ação revisional de alimentos. Nos casos em que o beneficiado é menor de idade, o pedido pode ser feito pelo responsável da criança ou adolescente, como mãe, pai ou avós.
Já nas situações em que o pagador da pensão deseja uma redução da quantia para conseguir cumprir com o seu dever, o mesmo deverá entrar com o pedido de análise e reajuste. O juiz vai analisar, sobretudo, se as necessidades do beneficiado serão garantidas mesmo com a redução do valor.
Se você precisa de um advogado para entrar com uma ação de reajuste de pensão, clique aqui e encontre um profissional especializado.
Fotos: MundoAdvogados.com.br
Oi eu queria saber se a pensão da minha filha pode se almentada o pai dela reseber um salário ele paga pensão pra duas 150 cada..agora como o salário vai almentar pra 1100reais eu poço pedir aumento??
Eu queria saber meu marido paga pensao mas nao e fichado e ex ta pedindo que todo ano tem reajuste da pensao ele ten q pagar
Boa tarde! Separei em 2016 quando o MP, estipulou a pensão da minha filha, então com 5 anos, no valor de meio salário mínimo. Esse ano de 2020 o juiz sentenciou para 1 salário mínimo, mas meu ex continua pagando o valor antigo. Já fiz uma notificação encaminhada pelo correio com AR, mas meu ex não disse nada, nem regularizou de acordo com o que o juiz estipulo. O que devo fazer agora?
Queria muito saber se tenho direito a reajuste tem 8 anos que pai das crianças paga 360 para os dois filhos.
Meu ex marido ê agente penitenciário ganha bem e paga apenas 600, 00 pra duas filhas sendo que uma faz faculdade, posso pedir um aumento na pensão?
Recebo 300 reais de pensão do meu filho,quero saber se posso pedir aumento.
Preciso de aumento da pensão da minha filha
Pode já ser determinado um aumento de pensão,antes mesmo da audiência?
Preciso do aumento da pensão do meu filho .
se o salario da pessoa que paga a pensão aumentar ,o valor aumenta automaticamente?
Carregando...