Principais dúvidas sobre direito de família

Dúvidas sobre pagamento de pensão, guarda e divisão de herança são bastante comuns. Veja a seguir quais são os assuntos que mais geram perguntas sobre direito de família, e as respostas!

13 SET 2017 · Leitura: min.
Principais dúvidas sobre direito de família

Mãe que proíbe o pai ver o filho comete alienação parental? Pai que não paga pensão pode pegar criança para passar o fim de semana? Filho fora do casamento tem direito à herança? Quando se fala em direito da família, muitas são as dúvidas sobre o que é permitido pela legislação brasileira e o que é negado.

O direito de família é umconjunto de responsabilidades, deveres e direitos previstos e aplicáveis a todos membros da família. Regulamentado no Código Civil de 2002, esse ramo do direito defende a igualdade jurídica entre os cônjuges, o direito de pluralidade entre pessoas e a proteção integral de crianças e idosos.

No entanto, no cotidiano, muitas são as dúvidas que surgem quando são tratados temas envolvendo guarda de menor, separação, inventário, paternidade e pensão, por exemplo. Por isso, nós separamos as principais indagações relacionadas ao direito de família. Confira:

1) É obrigatório pagar pensão alimentícia?

Em caso de separação do casal, o menor tem direito à pensão alimentícia até os 18 anos. Caso esteja na faculdade, pode pedir prorrogação do pagamento até os 24 anos, mas cada caso será analisado por um juiz.

O pagamento de pensão é obrigatório até mesmo se o pai está desempregado, ou se é menor de 18 anos. Em caso de desemprego, juízes fixam um percentual sobre o salário mínimo, geralmente de 30%. Quando o pai é menor e não pode fazer o pagamento, a responsabilidade pode ser repassada aos avós paternos.

2) A visitação não pode ser negada por atraso de pensão?

Uma pergunta frequente é se a mãe (quando em posse da guarda do menor) tem o direito de proibir o pai de ver a criança se estiver com a pensão atrasada. A resposta é não!

O que a mãe pode fazer é acionar a justiça para que o pai seja obrigado a regularizar a situação. Caso ele não o faça, pode ser preso. Se a mãe resolver proibir a visitação, corre o risco de ser condenada por alienação parental.

Como consequência, pode perder a guarda do menor, e até ter suspensos seus direitos sobre o filho. Conforme explicam advogados, a criança não pode ser usada como fonte de negociação entre os pais.

3) Quem fica com a guarda do menor em caso de separação?

Desde 2014, a Justiça prevê que os pais, se estiverem de acordo, devem tentar assegurar a guarda compartilhada. Nesse caso, os dois ficam responsáveis pelo menor e têm o mesmo peso na hora tomar de decisões e de assumir responsabilidades. As visitas são realizadas segundo a previsão dos próprios pais, e os custos do sustento do menor são divididos.

Caso a guarda compartilhada não seja possível, os pais podem decidir com quem o menor fica. Se isso também não for possível pela falta de entendimento, quem determina é Justiça, com base no que será melhor para a criança ou adolescente. Além disso, a Justiça também definirá valor da pensão e dias de visitação.

shutterstock-345241913.jpg

4) Gestante pode pedir pensão do pai da criança?

Sim, pode. O pedido chama-se "alimentos gravidícios" e prevê que o pai da criança auxilie a gestante com uma pensão mensalpara ajudar no pagamento dos custos de alimentação, exames rotineiros, assistência médica e também psicológica. Isso visa também garantir o desenvolvimento saudável do bebê.

5) Posso viajar com menor para o exterior?

Se houver permissão, sim. A primeira maneira é com a autorização do cônjuge que não tem a guarda da criança. Caso se recuse ou esteja impossibilitado de assinar, quem tem a guarda precisa pedir uma autorização judicial nas Varas da Infância e da Juventude. Do contrário, pode ter a viagem barrada ou viajar em desacordo com a lei.

6) Pessoas do mesmo sexo podem se casar?

Em 2013, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) emitiu uma resolução que passou a permitir o casamento de pessoas do mesmo sexo. Porém, a medida ainda não tem força de lei e o cartório pode se negar. A decisão foi tomada com foco da valorização do afeto, convívio e comunhão.

Igual a qualquer outro tipo de casamento, a união civil também prevê os mesmos regimes de comunhão de bens: total, parcial, com separação total e com participação final dos adquiridos.

7) Filho fora do casamento tem direito a herança?

Sim, possui os mesmos direitos que filhos do casamento. A justiça afirma que um filho não pode ser prejudicado em detrimento do outro. Desse modo, caso o pai venha a falecer, a herança será dividida, sendo que uma parte fica com a viúva e o restante é dividido entre todos os filhos.

Se ficar comprovada fraude para negar o direito, a decisão pode ser anulada judicialmente e autores do crime correm o risco de serem punidos legalmente.

_________________________________________________

Caso você queira saber mais sobre o assunto ou precise de auxílio jurídico, pode entrar em contato com um advogado especializado em direito da família.

Fotos: por MundoAdvogados.com.br

Advogados
Linkedin
Escrito por

MundoAdvogados.com.br

Deixe seu comentário
70 Comentários
  • Thaís Pereira

    Pretendo me mudar de estado em janeiro de 2021 e levar meu filho de 9 anos, como fica a situação com o pai dele?

  • Clauber Barroso

    Tive um relacionamento por 5 anos e meio com uma pessoa que tinha um filho de 2 anos, hoje com 8 anos, sempre fomos muito apegados, nos separamos à pouco tempo tempo e ela vem impedindo meu relacionamento com a criança. Mesmo não sendo casado, tenho algum direito a visita ou contato?

  • Flavia Barcelos

    Mesmo com pensão atrasada o pai pode negar assinar autorização para criança sair do país?

  • Yury André de Souza melo

    Fui casado por 10 anos e tenho um casal de filhos dessa relação, no momento estou trabalhando viajando e passo 16 dias na empresa e 6 dias de folga, estou entrando na justiça pra pagar a pensão deles, porém eles estudam próximo a casa da mãe, nesse caso como o juiz determina os dias que eu devo ficar com eles devido a escola?

  • Fábio Lima Pereira

    Bom Dia ,se pode me esclarecer uma dúvida, um cidadão solteiro ,mora sozinho tem algumas namoradas .Venha falecer uma das namoradas sem p rfova documental entra no inss e ganha pensao com testemunhas ,existe um documento assinado por ela vendendo a uniao estavel com data de 2013 tem como entrar no INSS exigindo a pénsão para outra namorada com testemunha e documentos ,a venda deste documento e crime ? Se puder responder te agradeço muito ,obrigado fica com Deus

  • mikaelly aline

    caso eu e meu namorado não demos certo, tem como eu que sou mãe ganhara guarda ?. É sé caso eu queira ir embora da cidade, onde o pai mora e voltar pra minha cidade natal , tem como eu ir com minha filha ?

  • Raniere Gonçalves Torres

    Muito jovem registrei uma filha e tenho dúvidas sobre a paternidade. Hoje ela tem 18 anos. Caso não haja comprovação da paternidade por meio de exames, tenho direito de excluí-lá da certidão de nascimento.

  • MARIA CECILIA MARIA CECILIA

    Olá! Minha dúvida é : Filhos fora do casamento com DNA comprovado pode requerer herança, mesmo com o idoso( pai) ter feito o inventário em benefício dos netos do casal , há anos ?

  • Solange Cristina Viana

    Quando os filhos vão ficar com o pai pra passar o final de semana e a atual esposa dele não tem paciência com as crianças e grita com as crianças o que eu faço sendo a mãe

  • Geisa

    Moro numa casa cedida pela minha sogra estou me deparando ,eu devo sair do imóvel ? No futuro numa disputa por herança como ficaria minha situação ? Tenho duas crianças menores e meu salário e de 834,00 meu marido quem provia maior parte do sustento Atualmente ele vive uma relação fora do casamento .tenho medo de sair e perde direitos


Carregando...



últimos artigos sobre casamento e família