Como tirar o visto de trabalho para os EUA
O processo é burocrático, mas fundamental para o profissional trabalhar legalmente nos Estados Unidos. Conheça o trâmite e as modalidades de visto de trabalho no país.
Os Estados Unidos são um dos principais destinos de quem busca uma experiência profissional internacional, principalmente, pelos jovens que querem aliar trabalho ao aprendizado do idioma. Assim como esse público, profissionais transferidos a sedes de empresas nos EUA também precisam de um visto para entrar no país e poder desempenhar suas atividades legalmente.
Existem diferentes modalidades de visto de trabalho, cada uma adequada para determinada situação e objetivo. Os vistos mais requisitados, e desejados, pelos brasileiros são o H-1B e o L-1. Os dois autorizam trabalho fixo, porém:
- o visto H-1B é para o profissional que acaba de ser contratado por uma empresa nos Estados Unidos
- o visto L-1 é destinado a quem está sendo transferido para os EUA para trabalhar na mesma empresa do Brasil, apenas mudando de sede
Nos dois casos, é o empregador que deve dar entrada no processo de emissão do visto, solicitando-o ao Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS). A empresa se encarrega de todo o processo e, normalmente, arca com os custos do visto. Entenda como funciona o trâmite e quais são os requisitos para a retirada de visto de trabalho para os Estados Unidos.
Visto H-1B
Para esse visto de trabalho, o profissional deve ser capacitado, tendo experiência profissional na área ou formação universitária. Ao dar entrada no visto, a empresa deve justificar a necessidade de contratar um profissional estrangeiro, alegando, por exemplo, que não encontrou um profissional americano que cumpra com os requisitos da vaga. A empresa também deve comprovar sua capacidade financeira para custear o funcionário.
Porém, esses comprovantes não garantem a liberação do visto, já que essa modalidade dispõe de vagas limitadas e de um curto período para o envio das solicitações: cerca de apenas 5 dias por ano. Ao receber o número máximo de solicitações, o USCIS analisa de forma aleatória os pedidos. Caso passe na primeira triagem, o profissional deve agendar uma entrevista pessoal no consulado ou embaixada dos Estados Unidos no Brasil.
Nessa entrevista, basicamente, são confirmados os dados informados no pedido do visto. Se a solicitação for aprovada, o profissional recebe o visto e pode trabalhar legalmente nos EUA por 3 anos, com possibilidade de renovação por mais 3 anos. Depois, pode-se solicitar o green card, que permite ficar permanentemente no país. O cônjuge e os filhos menores de 21 anos do trabalhador também podem morar, estudar e trabalhar legalmente nos Estados Unidos, portando o visto especial para dependentes H-4.
Visto L-1
Esse visto de trabalho também é destinado a profissionais capacitados, porém, que irão ocupar cargos de maior responsabilidade na empresa, como gerência e direção, ou uma função que requer conhecimentos especializados. O profissional deve ter trabalhado pelo menos 1 ano no Brasil com o cargo que pretende ocupar nos EUA. Outro requisito é que a futura empresa seja uma sede da companhia onde trabalha no Brasil, já que o visto é apenas para transferências e não para novos empregadores.
Os pontos positivos desse visto em relação ao H-1B é que não há limite de vagas e as solicitações podem ser feitas a qualquer momento. O trâmite é o mesmo nas duas modalidades de visto, começando pelo envio do pedido pela empresa ao USCIS, entrevista do profissional no consulado ou embaixada no Brasil e liberação do visto.
O visto L-1 permite que o profissional trabalhe legalmente por 3 anos nos EUA, podendo ser prorrogado por até 7 anos. A família do trabalhador também pode permanecer no país com o visto L-2, a partir do qual o cônjuge pode requerer uma autorização para trabalhar nos Estados Unidos. Também é possível pedir o green card durante a sua permanência no país.
Não é possível prever quanto tempo levará para o visto ser emitido, mas a modalidade L-1, por exemplo, permite que o processo de análise seja acelerado com o "premium processing". Com essa opção, que custa cerca de R$ 4 mil, o visto pode sair em 15 dias úteis, aproximadamente, dependendo das informações e documentações solicitadas.
Precisa de orientação para tirar o visto para trabalhar nos Estados Unidos? Conte com a assessoria de um advogado especializado.
Fotos: MundoPsicologos
Olá estou nos estados unidos trabalhando para uma determinada empresa ... meu visto vence em dezembro e eu quero continuar aqui mas trabalhar para otra empresa no caso ficarei dois meses parada para conseguir um emprego .. existe algum visto de trabalho autônomo ?