O que é o corporate compliance

As medidas de compliance passam a ser imprescindíveis para as empresas que querem estar em conformidade com a legislação e prezar pela sua reputação.

16 JUL 2018 · Leitura: min.
O que é o corporate compliance

O compliance vem ganhando cada vez mais importância nas empresas, e a expectativa é que essa área continue em alta nos próximos anos, segundo especialistas. Se você ainda não está familiarizado com o termo, fique atento a este artigo. Vamos explicar o que significa compliance e por que as companhias estão investindo na formação dessa área.

Compliance vem do verbo em inglês "to comply", que quer dizer "cumprir com uma norma". Os profissionais que atuam com o corporate compliance se encarregam de garantir que a empresa está seguindo todas as normas e leis nacionais e internacionais vigentes. O objetivo é assegurar o bom andamento dos negócios e a boa reputação da companhia.

Com a criação da lei anticorrupção 12.846/2013 e as recentes investigações relacionadas à lavagem de dinheiro, as empresas passaram a dar a devida atenção ao compliance. Isso por que, de acordo com a legislação, as empresas são responsabilizadas casos seus funcionários, intermediários, sócios ou representantes praticarem atos contra a administração pública nacional ou estrangeira.

Ações como desvio de recursos da empresa, lavagem de dinheiro e fraudes, afetam a economia do país e interferem no seu crescimento. O compliance trabalha para evitar que isso aconteça. Ainda sobre a questão legal, é preferível para as companhias atuarem de forma preventiva, adequando seus negócios à legislação, que enfrentarem posteriormente alguma ação jurídica por irregularidade.

shutterstock-350825705.jpg

Como estar alinhado com o corporate compliance?

Não se trata apenas de apontar as irregularidades. Um corporate compliance bem estruturado acompanha todos os processos da empresa, seja financeiro, comercial, legal ou trabalhista, e sugere melhorias para que todos os pontos estejam em conformidade com a legislação e os regulamentos internos e externos. Algumas medidas de compliance implantadas nas empresas são:

  • inspeção e fiscalização das atividades da empresa
  • avaliação dos processos, assegurando que estão em conformidade com as normas municipais, estaduais, federais e internacionais
  • prevenção de fraudes
  • fiscalização contábil
  • monitoramento da segurança de informação e desvio de dados
  • auditorias periódicas

Benefícios do corporate compliance

Implantar o corporate compliance é um investimento com benefícios a curto e a longo prazo, como explicam os especialistas. Uma das principais vantagens do compliance é possibilitar que a empresa atue de forma preventiva em relação a irregularidades. Também é positivo ter um departamento de compliance caso a empresa tenha que responder judicialmente por alguma irregularidade. De acordo com a lei, a existência de medidas internas de integridade e auditoria são levadas em consideração na aplicação das punições.

Adotar o compliance também favorece a boa reputação e a imagem positiva da empresa, já que estar em conformidade com as leis, consolida a transparência, ética e integridade da companhia perante a clientes, investidores e à sociedade. As medidas aplicadas no compliance ajudam, ainda, a melhorar o processo produtivo, reduzir custos e despesas, aumentar a proteção dos direitos dos trabalhadores e do empregador e diminuir condutas de risco para a companhia.

Agora que você já conhece a importância do corporate compliance, clique aqui e contate um advogado ou escritório de advocacia para a implantação dessa área na sua empresa.

Fotos: MundoAdvogados.com

Advogados
Linkedin
Escrito por

MundoAdvogados.com.br

Deixe seu comentário

últimos artigos sobre atualidades sobre advocacia