Você sabe o que é um correspondente jurídico?

Correspondente é o profissional que presta serviços na área do direito em outras localidades. Entenda mais sobre o tema e como isso pode ser benéfico para quem necessita de apoio.

8 FEV 2018 · Leitura: min.
Você sabe o que é um correspondente jurídico?

A função de correspondente jurídico é bastante conhecida dentro do ramo do direito e, a cada dia, ganha mais espaço. Isso através de um número maior de advogados que se dispõem a exercer a função. Para quem necessita desse serviço existem algumas vantagens, como agilidade e redução de custos.

O correspondente jurídico é profissional que presta serviços à distância, ajudando quem tem dificuldades em se ausentar do trabalho para obter algum documento ou resolver alguma questão jurídica em outra cidade, por exemplo. A função ganhou ainda mais impulso com o avanço da tecnologia, que trouxe consigo também a facilitação na prestação de serviços jurídicos.

Cabe lembrar que para exercer o trabalho, o profissional precisa estar apto junto à Ordem dos Advogados o Brasil (OAB), além de possuir o conhecimento jurídico necessário para entender sobre os trâmites legais e processuais.

Desse modo, além de contar com um profissional para resolver sua demanda em outra localidade, a pessoa ainda pode se beneficiar com a redução de custos, já que evita o deslocamento. O serviço também proporciona o ganho de tempo.

Sendo assim, uma pessoa que mora no Rio de Janeiro, por exemplo, pode contratar serviços de um correspondente em São Paulo sem ter que viajar. Cabe destacar que, apesar de muitos correspondentes jurídicos trabalharem por conta própria, alguns atuam em parceria com escritório de outras cidades, ou ainda são contratados por empresas que necessitam de serviços fora de suas regiões.

Funções desempenhadas por um correspondente jurídico

Um correspondente jurídico realiza, basicamente, os mesmos serviços prestados por um escritório, como por exemplo:

  • Acompanhamento do andamento de processos das mais diversas áreas;
  • Realização e acompanhamento de audiências e julgamentos;
  • Assessoramento jurídico;
  • Protocolamento de processos;
  • Pedidos e retirada de documentos, como certidões e cópias de processos;

Auxílio jurídico em outro país

Além de prestar serviços dentro no Brasil, um correspondente jurídico também pode auxiliar a pessoa ou a empresa em questões que ocorrem no exterior.

correspjuridico2.jpg

É comum contar com o apoio desse profissional em casos envolvendo imigração, casamento com estrangeiros, e questões de cidadania ou nacionalidade, por exemplo. Isso porque, apesar de boa parte do processo se desenvolver no Brasil, em muitas situações se faz necessário o pedido de documentos em outros países, geralmente junto a órgãos oficiais.

Sendo assim, o advogado correspondente, geralmente especializado na área do direito internacional, é quem encontra mecanismos para resolver a questão e agilizar os processos legais.

Ademais, outra área que também conta com o apoio do profissional em casos internacionais é a empresarial. Empresas que possuem filiais fora do Brasil, ou que trabalham com importação ou exportação de produtos ou equipamentos, em alguns casos necessitam de apoio para lidarem com questões alfandegárias e com regras existentes no comércio exterior.

Se você quer saber mais sobre o assunto ou precisa de auxílio jurídico em outra localidade, entre em contato com escritórios que oferecem o serviço de correspondente jurídico!

Fotos: por MundoAdvogados.com.br

Advogados
Linkedin
Escrito por

MundoAdvogados.com.br

Deixe seu comentário
1 Comentários
  • ARACY BARBOSA TEIXEIRA TAVARES

    Desejo ser correspondente jurídico

últimos artigos sobre atualidades sobre advocacia