Conheça os crimes virtuais mais comuns
A lista de crimes cometidos na Internet é grande. No entanto, existem os que são praticados com mais frequência, podendo afetar qualquer cidadão. Saiba quais são e que o fazer se for vítima.
Além de facilitar a comunicação entre as pessoas, a Internet também trouxe consigo uma série de benefícios que podem ser acessados com um clique. Realizar compras ou fazer um pagamentos bancários, por exemplo, ficou mais fácil, cômodo e sem filas.
No entanto, ao mesmo tempo em que a Internet passou a significar facilidades e economia de tempo, também gerou novos problemas. Isso porque muita gente aproveitou a tecnologia para encontrar modos de tirar proveito da situação. Surgiram fraudes bancárias, desvios de dinheiro, pornografia infantil e outros tipos de crimes.
Não à toa, isso fez com que governos fossem obrigados a revisar as leis existentes e criar novas. Também motivou a criação de mecanismos de investigação e punição.
A lista de crimes virtuais existentes é, sem dúvida, longa. No entanto, listamos os mais habituais no dia a dia de uma pessoa comum:
Furto de dados
Sabe aquela página atrativa que lhe oferece vantagens se você clicar no link? Pois é, ela pode ser a maneira mais fácil de criminosos conseguirem roubar dados importantes do seu computador ou celular.
Cabe destacar que a posse dessas informações pode permitir aos criminosos oacesso a contas bancárias e uso dos cartões de crédito ou débito. Além disso, fotos e conteúdo pessoal podem ser usadas, inclusive, para extorsão da vítima.
O que fazer?
Não clique em qualquer spam de promoção, testes e outras vantagens desconfiáveis. Também evite instalar aplicativos desconhecidos em seu celular. Pesquisar antes é importante. Se você foi vítima, entre em contato imediato com o banco para bloquear cartões e transações. Em seguida, procure a polícia para registrar um Boletim de Ocorrência.
Compras online fraudulentas
Como diz o ditado, o barato pode custar caro. Comprar e não receber costuma ser um dos crimes virtuais mais comuns. Isso geralmente ocorre quando a compra é feita em lojas virtuais fantasmas, que usam a Internet justamente para fraudar consumidores.
O que fazer?
Desconfie sempre. Busque informações online sobre a loja, veja se há reclamações de usuários, antes de comprar entre em contato com o estabelecimento, verifique se existe um telefone (e se o número é real). Ao realizar a compra, guarde todos os comprovantes.
Calúnia, difamação e injúria
É importante pensar duas vezes antes de ofender alguém nas redes sociais, acreditando que isso não vai dar em nada. Assim como ocorre na vida real, uma pessoa que comete um crime contra a honra (calúnia, difamação e injúria) de maneira virtual também está sujeita a punições, como pagamento de multas e, até mesmo, detenção.
O que fazer?
Se você foi vítima de um crime contra a honra na Internet, o primeiro passo que deve tomar é salvar todas as provas. É importante fazer uma captura de tela (print screen) onde está a ofensa. Em seguida, o indicado é registrar um Boletim de Ocorrência.
Em alguns casos, uma ação por danos morais também pode ser movida para reparar danos causados.
Pedofilia
A Internet também serviu para virtualizar um sério problema, a pedofilia. Criminosos aproveitam a facilidade de comunicação para compartilhar fotos, vídeos e informações envolvendo o abuso sexual de menores de idade. Além disso, há quem se aproveite do anonimato para entrar em contato com menores e convencê-los a ir a encontros reais.
É importante destacar que o crime também tem ocorrido com maiores de 18 anos, os quais são vítimas de divulgação não permitida deconteúdos envolvendo cenas de nudez e sexo.
O que fazer?
Denunciar. A denúncia pode se feita por meio de Boletim de Ocorrência ou em delegacias especializadas. Isso vale para a página que hospeda o conteúdo (para que ele possa ser removido), como também em relação à pessoa que divulgou o material ilegal.
_______________________________________________
De acordo com advogados especializados em crimes virtuais, por mais que algumas pessoas ainda não tenham se dado conta, a internet não é um ambiente livre de leis. Ofender alguém por meio de ato discriminatório, divulgar informações confidenciais, compartilhar conteúdo ilícito, tudo isso são atos ilegais e passíves de punição.
Fotos: por MundoAdvogados.com.br
Quero me informa como denuncio crime virtual,preciso de ajuda
Gostaria de saber se e crime vender listas de canais de tv na internet.?
Preciso de ajuda pk uma pessoa esta a colocar fotos minhas a difamar-me so preciso que lhe deitem o prefil dela abaixo pk ja teve muitas denuncias por favor ajudem-me eu estou inocente