Fui vítima de estelionato, o que fazer?
Se você foi enganado durante uma negociação ou contratação de um serviço, pode ter sido vítima do crime de estelionato. Veja o que fazer para garantir seus direitos e seu dinheiro de volta.
Sabe aquele caso em que uma pessoa vende um objeto defeituoso ou falsificado para outra, e omite essa informação? Ou quando passa um cheque sem fundo? Ainda quando recebe parte do pagamento para a realização de um serviço e desaparece com o dinheiro, sem cumprir o acordo? Esses são exemplos de estelionato.
O estelionato está previsto no Código Penal Brasileiro como parte dos crimes contra o patrimônio. É o famoso artigo 171 e ocorre quando o autor tem como objetivo obter vantagens financeiras ilícitas através do prejuízo alheio. Quem pratica esse crime, pode ser condenado a penas que variam entre 1 a 5 anos de prisão, além do pagamento de multa.
Entretanto, mais do que saber da punição do autor do crime, a vítima de estelionato precisa saber como reagir para recuperar, pelo menos, parte do prejuízo.
Veja o que fazer se você foi vítima de estelionato
Antes de tudo, para que o crime de estelionato fique comprovado, é preciso demonstrar que o autor obteve vantagem prejudicando outra pessoa por meio de esquema que a induziu ao erro. Se esse é o seu caso, é hora de começar a buscar seus direitos:
- Junte todas as provas: de acordo com advogados especializados em estelionato, a primeira coisa a se fazer é juntar todos os documentos que comprovem a ilegalidade. Exemplos são recibos de pagamentos, comprovantes de depósitos, nota promissória e cheque. Além disso, se houver conversas por mensagens de celular, aplicativos de chat ou redes sociais, é importante que a vítima as salve, já que isso também pode ser usado como prova.
- Entre com uma ação: com as provas em mão, a vítima pode buscar uma delegacia de registrar um Boletim de Ocorrência. Em seguida, deve registrar a fraude no Procon e também entrar com uma ação contra o autor no Juizado Especial de Civil (JEC), desde que a causa seja de até 40 salários mínimos.
A pessoa que for lesada também pode procurar por auxílio de um advogado especializado em estelionato para reaver os valores pagos. Também pleitear outros tipos de indenização, como por danos morais, por exemplo.
Foto: por MundoAdvogados.com.br
Bom dia tenho todas as provas escritas das pessoas envolvidas no cel
Fui vitima de um golpe deste sou pessoa idonea 71 anos ,conheci uma pessoa desta que em bate papo conseguiu me convencer lealdade mas os dias foi passando e nessa dizia estar separando do marido eu por sua vez nao aproxima dela em ipotese alguma e ela diz estar morando com pais nessa ela me fez acreditar muito em muita coisa ,mera falçidade ate consegui8 me enrolar com o irmao sua filha cada um fez uma divida ela com valores de 7.000 o irmao que negou ter participaçao disto foram mais 3.000 e a filha foi 200 reais e agora nao sei como fazer para restituir estes valores . que descobri que sao todos farinha do mesmo saco , qual o procedimento tomar nesta situaçao. tenho tudo regiistrado no watzap de todo eles. obrigado
boa tarde gostaria de saber como faço pra registrar uma ocorrência de estelionatário onde fui vítima de golpe de pessoas que se passaram por grupo de investidores com o nome da empresa Brasil Bitencon realizei várias transferência bancária pra contas que eles me deram via whatsapp no valor de 800 reais é não tive retorno
Fui vítimas de supostas financeiras de empréstimo para negativado. Estas financeiras são de São Paulo e preciso de ajuda de advogados para poder receber o dinheiro que eu paguei para estes golpistas. Tenho todas as provas em mãos.
Bom dia,fui vítima de um grupo de estelionatários,cai no golpe da casa própria,vi um anúncio do Facebook sobre uma casa a venda,entrei em contato e depois de algumas visitas no imóvel e conversas com o falso proprietário,procurei um escritório que ele disse estar cuidando da vemda,procurei o mesmo e após ter feito uma transferência de R$ 20.000,00 de entrada de um total de R$ 100.000,00 para a compra da casa para esse escritório,descobri que tudo não passava de um golpe,pois qnd voltei no imóvel encontrei outras pessoas no local alegando serem os donos do mesmo,foi ali que vi o que tinha acontecido,tentei falar novamente com o escritório,eles alegaram que não sabiam de nada e que era pra eu procurar o setor de cancelamento de contratos,só que desde então,Não tenho mais notícias dos mesmos.. Me bloquearam no aplicativo,Não atendem minhas ligações,Não sei o Fasso.. Isso aconteceu em agosto de 2020,desde tenho passado grandes dificuldades..
Fui vítima de estelionato TB. Me passaram um CNPJ, no qual consultei, e constou em outro nome. Gastei entre 4 depósitos, a quantia de hum mil reais. Tenho todos os comprovantes,em nome de laranja, né? Caiu no golpe, o q fazer?
Fui vítima de um estelionatário no mercado livre me levou com 700 reais dia 21 de dezembro 2020 alguém pode me ajudar
Fui vítima de estelionato e perdi 4600 reais. E a golpista ainda quer mais 2300 reais, fiz um B.O eletrônico, vou ao Procon. Tenho todas as provas. Espero que consiga resolver.
Fui vítima tbm de um esterionatario perdi 6.500 reais fui ao banco informei que era uma conta de esterionatario bloquearam o valor só por 24 horas no outro dia eles sacarao minha dúvida eh será que se eu entrar em pequenas causas e provar que essa conta foi ultilizadas para crimes o banco ressarce o valor ? Se alguém passo por isso comente nós comentários ...
Também fui vítima de uma financeira de SP, me cobraram taxas para liberar um empréstimo. Entrei com uma ação civil com o advogado, hj vou registrar o B.O. Quem aqui foi enganado também pode fazer o mesmo, procurem denunciar para que a justiça seja feita e outras pessoas não caiam tbm no golpe. Pra quem fez depósitos, tem os comprovantes, conversas e tudo como prova, denunciem porque o dinheiro vai ser devolvido. Procurem também um advogado especializado na área. Não deixem passar esse crime.
Carregando...