INSS de Canoas é projeto piloto de atendimento digital
É com grande satisfação que saudamos a evolução digital do INSS e com grande satisfação de saber que o Rio Grande do Sul encabeça esta transformação, através de uma agência em Porto Alegre e
Segue comunicado da OAB/RS Subseção Canoas referindo a implantação da plataforma digital:
Após o comunicado do INSS Canoas, acerca da implementação da plataforma digital, projeto piloto no RS iniciado na agência Canoas, a Subseção buscou informações sobre prazo de inserção, bem como, demais informações.
No dia 09 de junho, após reunião com gerência executiva da APS, reunião esta marcada somente com diretores das Subseções e presidentes da CEPS de sua abrangência, foi realizada Assembleia na Subseção, tendo como propósito apresentar aos advogados previdenciaristas as informações colhidas nesta reunião, embora sem data específica para ser implantado.
Recentemente iniciaram-se tratativas entre a Superintendência do INSS e a Seccional para formalizar o convênio necessário.
Conforme últimas informações obtidas, o projeto encontra-se em fase adiantada, no entanto, sem ainda estar finalizado o que somente ocorrerá no início de novembro. O prazo estipulado é para que em novembro inicie a operacionalização da plataforma digital mediante convênio com a Instituição.
O projeto está sendo implementado no RS através de sua inserção como piloto na Agência do INSS de Canoas, tendo por objetivo agilizar a realização das demandas previdenciárias através de procedimentos eletrônicos.
O processo eletrônico foi implantado na Justiça Federal, Justiça do Trabalho e na Justiça Estadual e mais recentemente pela APS de Canoas, este é o futuro, não podemos retroceder, ainda mais frente aos constantes problemas de atendimento que resultaram inclusive no Mandado de Segurança proposto pela Ordem, falta de funcionários, demanda crescente, tempo de espera para atendimento e espaço físico inadequado em muitas agências. Precisamos ter a tranquilidade para transpor as dificuldades que se apresentarem e, sobretudo, trabalharmos com espírito de união e valorização da classe e, principalmente, com as ferramentas importantes oferecidas pela Instituição.
Nas implantações dos processos acima, a partir da Justiça do Trabalho, a Ordem dos Advogados buscou treinamento aos profissionais, e neste caso, muito embora saibamos que as dificuldades frente ao INSS são sempre maiores, inclusive para obtenção de uma simples informação, estamos também trabalhando com a possibilidade de buscar o treinamento, o que igualmente dependerá do convênio firmado entre as Instituições.
Cientes das dificuldades que um projeto desta relevância causa na rotina dos profissionais, a Subseção recomenda tranquilidade, considerando o avanço que esta implantação representará para os operadores do direito, muito especialmente aos Advogados.
A Agência Previdenciária de Canoas atende as cidades de Esteio, Cachoeirinha, Gravataí, Torres, São Jerônimo, Butiá, Guaiba, Osório, Santo Antônio da Patrulha e Canoas.