Meu filho não quer ir com o pai, o que fazer?
Uma decisão judicial que estipula dias de visitação não pode obrigar o filho que não quer ir com o pai ou a mãe a fazê-lo. Saiba o que fazer nesses casos para evitar possíveis problemas.
A criança fica emburrada, algumas vezes chora e se recusa a ir com o pai nos dias estipulados de visita. A situação se repete e em algumas ocasiões isso acaba, inclusive, causando discussões entre os progenitores. Então, o que fazer quando filho não quer ir com o pai?
Muitas vezes, a recusa em ir com o pai ocorre por traumas psicológicos causados pelo processo de separação do casal. Também por uma questão de afastamento gradativo, decorrente da distância física, por exemplo. No entanto, como explica a advogada Jeisemara Fernandes, da Fernandes Sociedade de Advogados, não há como obrigar a criança a ir com o pai se ela não quer:
"Mesmo que haja uma decisão judicial que regulamente as visitas, não há como obrigá-los a isso. Não há como reverter a questão do afeto judicialmente, ou seja, não há mandado de segurança ou outro meio jurídico que possa modificar a vontade dos filhos."
Ou seja, assim como um pai não tem obrigação de visitar os filhos, tampouco há motivos para forçar a criança a cumprir com os dias e horários de visita, mesmo que isso esteja estipulado judicialmente. A situação é idêntica se o pai tem a guarda e o filho não quer ir com a mãe.
É importante regularizar situação judicialmente
Advogados da área do direito de família dizem que a primeira coisa a fazer em casos assim é tentar resolver a situação por meio de diálogo, já que, antes de tudo, os pais precisam entender as motivações do filho. Caso isso não seja possível, é importante que o detentor da guarda procure a justiça para regularizar a situação, como afirma a advogada Katia Sabatelau:
"Pode-se requerer a suspensão das visitas até que seja feito um estudo psicossocial para entender os motivos. Com isso, as visitas poderão ser regulamentadas atendendo o melhor interesse da criança".
Induzir criança a não cumprir visitação é crime
É importante certificar-se de que a decisão de não querer ir com o pai ou mãe é motivada unicamente por questões pessoais do filho. Isso porque o progenitor que estimular o menor a não cumprir os dias de visita estará cometendo o crime de alienação parental, como previsto na Lei 12318/10.
A alienação parental fica caracterizada quando uma ação dificulta a convivência entre filho e pai ou mãe. Além de pagar multa e correr o risco de perder a guarda da criança, o responsável poderá ainda ter suspensa a autoridade familiar sobre a criança.
Quer saber mais sobre o que fazer quando filho não quer ir com o pai? Então entre em contato com um advogado especializado em guarda de menor.
Fotos: por MundoAdvogados.com.br
Meu filho tem 4 anos,sou separada do pai dele desde os três meses de vida dele, além do mais ele quase não fala com o pai por telefone e nunca teve convivência com a família do pai dele ,o pai dele mora em outro estado e quer levar ele pra ficar uns dias com ele,mas a criança se recusa,justo por falta de convivência oq devo fazer?
Boa tarde, essa orientação me deixou mas animada pois tenho a guarda da minha neta desde os 4 meses, devido a minha filha ter tido uma gravidez de um estupro e foi difícil ela aceitar e ficou com depressão. Eu na época achei que era inrresponsabilidade dela , não percebendo que ela precisava de ajuda, pedi para ela passar a guarda pra mim já que não queria a bebê, sendo assim ,a menina era registrada pelo pai, tive que compartilhar a guarda, mas ele durante todo esse tempo não se mostrou pai presente a menina passou a perceber e cobrar carinho e atenção dele. A família dele sem dúvida gosta muito dela, mas não incentiva ele dar pensão, e quando falo em dinheiro eles lembram que a guarda é compartilhada e falam: então ela vai ficar 15 dias em cada lugar assim ele não precisa dar nada, eu com medo de perder a minha neta procuro ser mais amiga da família o possível para ela não sofrer. A minha filha voltou para casa quando ela ia fazer. 2 anos de lá para cá muitas mudança afetiva vem acontecendo. Eu sou funcionária pública e ela é minha dependente ,mas penso em Será que devolver a guarda pra minha filha, mas não sei se posso tirar a guarda dele . Esta semana falaram que ela não tem querer em ficar 15 dias lá, eu disse que a criança tem direito sim, a ficar onde ela deseja e sente-se protegida! Tenho medo em deixar ela ficar muito top lá, pois quando fica um dia volta reclamando e com pouca higiene, e devido o modo que ela foi concebida tenho receio com o pai dela pois nunca falamos a respeito com os pais dele. Oque me aconselham a fazer? Obrigada desde já!!
meu filho d 11 anos nao quer vir nas visitas por q na m casa nao tem amiguinhos p ele brincar so isso justifica?
Oi sou a Josiane tenho filho de 8 anos,o pai nunca foi pai presente des de quando nasceu, pega a crianças quando o convêm, mas esse ano com a ipedemia ele esta 1 ano sem ver ou pegar ele ,fala so q nao pega ele por causa da da epidemia ,,agora nesse natal e ano novo ele procuroupara ficar ,mas agora meu filho nao nao esta querendo ficar com pai,,,eo pai fala o por q ele nao quer ?eu falei no mínimo é por q ele ficou 1 ano srm ver a crianças, ele esta falando q nao deve ser isso nao que sou eu e estou colocando o menino contra ele q estou manipulando a criança .o q posso fazer com isso ,sabendo q foi o pai q ficou muito tempo sem ver a criança e esta tentando dizer q sou eu a culpada.
Meu neto tem apenas nove anos porém as vezes ele não quer ir na casa do pai de jeito nenhum até bloqueia no celular. O indivíduo por sua vez diz que o menino não tem querer e que é obrigado a ir a hora que ele quiser afinal ele paga pensão alimentícia. Que ele faz questão de jogar na cara mais não compra sequer um lápis ou um comprimido melhoras infantil .Ambos moram comigo meu neto e a mãe dele.
Meu filho não quer ir pra casa do pai por trauma da madrasta dele ...ele quer ver o pai mas longe da madrasta não quer contato com ela pq ela está traumatizando ele com palavras gritos e tenta colocar o pai contra ele ..oq eu devo fazer quando chegar o dia dele ir
Eu tenho.a guarda minha filha de 14 anos ela foi passar um tempo com pai eu. Por motivo.pessoais agora nao quer mais ficar com migo nem passar as ferias o que eu faço estou com muita saudades dela
boa noite a ex do meu marido nunca aceitou o termino do casamento dela com ele, eles tem um filho de 11 anos e a mesma sempre fez a cabeca da criança com mentiras e o ensina a mentir tambem. ja ficamos sabendo de varias coisas eradas que ela fez com a crianca como deixa-lo sozinho ir para escola longe so, deixa-lo doente e se medicar sozinho em vim. agora a mesma foi embora p santa catarina sem autorizacao tanto do pai como ta justica. ela nao atende telefone e ja faz 15 dias q meu esposo nao tem contato com a crianca. a mesma foi p la pq conheceu uma pessoa pela internet nao sabemos como ele esta psicologicamente pois ja sabemos q ela se separou do homem e esta gravida novamente. ja esta na justica com guarda compartilhada e meu esposo entrou ja justica para poder pega- lo.
É quando a criança é criada com os avôs por 10 anos oque fazer, e a criança não quer ir morar com a mãe
Olá boa tarde ,meu nome é Perivaldo Souza do Nascimento sou paí de três filhos com uma pessoa que abandonou o lar e os chegando a espancar nossa filha casula de 6anos oq levou ao ponto das crianças não querer mais saber da mãe já conversei muito com as crianças mais estão irredutíveis , e agr estou sem casa por ter sido enganado por ela e agr ela ; e agr ela está mechendo muito com o sistema psicológico das crianças com diversos tipos de ameaças e usando o nome dos órgãos de justiça pra intimidar as crianças e agr estou com minha filha casula sentindo dores de cabeça constantes desde o início dos ataques dessa pessoa , ela ao envés de conversar com eles assuntos agradáveis buscando apaziguar o coração deles ela faz o oposto , e agr oq devo fazer?? Meus filhos precisam de ajuda urgente nos ajudem eu estou cansado disso
Carregando...